SOBRE A FELICIDADE E O CONSUMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE FILOSOFIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO

Andrei Luiz Lodéa, Bárbara Nicola, Carine Tonieto, Cinhtia Roso Oliveira, Karine Piaia

Resumo


O presente artigo é um relato de experiência sobre a aplicação de uma aula de Filosofia em uma turma de 1º ano de Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná de Barra Funda-RS, no ano de 2017. O objetivo principal da aula foi problematizar o conceito de felicidade e, principalmente, refletir a respeito de sua relação com o consumismo, com as tendências individualistas e com a falta de liberdade de escolha, tão presente no universo dos jovens e da sociedade influenciada pelas mídias. A metodologia adotada foi a bibliográfica, seguindo a análise de textos que refletem filosoficamente o conceito de felicidade e textos que orientam o ensino de filosofia baseado em problemas. Para conduzir o tema em sala de aula e dar forma a este relato, adotou-se uma sequência didática estruturada na sensibilização, na problematização e na investigação filosófica e na sistematização, fazendo com que os alunos reflitam sobre temas que, muitas vezes, não ousamos pensar criticamente.

Palavras-chave: Felicidade. Consumo. Ensino de Filosofia. Sala de aula. Sequência didática.


Palavras-chave


Ensino de Filosofia; Sequência didática; Felicidade; Consumismo

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Brasília: UnB, 1999.

EPICURO. Antologia de textos. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. In: Os Pensadores. [Versão digital].

KOHAN, W. O.; WAKSMAN, V. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. [Série Filosofia para Crianças, vol. 2].

LIPMAN, M. A filosofia em sala de aula. Trad. Ana Luiza Fernandez Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MC MELQUI. Felicidade é ter dinheiro. [S.l.]: [2012?]. Videoclipe Oficial (03min. 55seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0SnL3qEjrjE. Acesso em: 18 ago 2019.

REFilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.5 n.1 – jan./jul. 2019 155

MILL, J. S. Utilitarismo. São Paulo: Escala, 2007. (Grandes obras do pensamento universal, 70).

MULGAN, T. Utilitarismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

PICHLER, N. A. Por que você ainda não é uma pessoa totalmente feliz? In: CASAGRANDA, E. A.; TROMBETTA, J. L.; PICHLER, N. (Orgs.) A Filosofia na praça: conhecimento, ética e cultura. Passo

Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 119-122.

TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. O. de.; KAPCZYNSKI, A. L. (Orgs.). Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier Aldeia Sul, 2003.

WALDINGER, R. Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre a felicidade. Ted talks, nov. 2005. Palestra (12min. 40seg.). Disponível em: https://goo.gl/g4Yxnc. Acesso em: 29 set.

[Vídeo]




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065737243

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________