SOBRE A FELICIDADE E O CONSUMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE FILOSOFIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Andrei Luiz Lodéa Universidade de Passo Fundo, Passo fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Bárbara Nicola Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Carine Tonieto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Cinhtia Roso Oliveira Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Karine Piaia Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065737243

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Sequência didática, Felicidade, Consumismo

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre a aplicação de uma aula de Filosofia em uma turma de 1º ano de Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná de Barra Funda-RS, no ano de 2017. O objetivo principal da aula foi problematizar o conceito de felicidade e, principalmente, refletir a respeito de sua relação com o consumismo, com as tendências individualistas e com a falta de liberdade de escolha, tão presente no universo dos jovens e da sociedade influenciada pelas mídias. A metodologia adotada foi a bibliográfica, seguindo a análise de textos que refletem filosoficamente o conceito de felicidade e textos que orientam o ensino de filosofia baseado em problemas. Para conduzir o tema em sala de aula e dar forma a este relato, adotou-se uma sequência didática estruturada na sensibilização, na problematização e na investigação filosófica e na sistematização, fazendo com que os alunos reflitam sobre temas que, muitas vezes, não ousamos pensar criticamente.

Palavras-chave: Felicidade. Consumo. Ensino de Filosofia. Sala de aula. Sequência didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei Luiz Lodéa, Universidade de Passo Fundo, Passo fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Professor e Coordenador da Área de Ética  e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo, Passo fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Bárbara Nicola, Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora, Coordenadora e Educadora Pedagógica em Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil

Carine Tonieto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Cinhtia Roso Oliveira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora de Filosofia na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Karine Piaia, Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora, Coordenadora e Educadora Pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, Barra Funda, Rio Grande do Sul, Brasil

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Brasília: UnB, 1999.

EPICURO. Antologia de textos. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. In: Os Pensadores. [Versão digital].

KOHAN, W. O.; WAKSMAN, V. (Orgs.). Filosofia para crianças na prática escolar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. [Série Filosofia para Crianças, vol. 2].

LIPMAN, M. A filosofia em sala de aula. Trad. Ana Luiza Fernandez Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MC MELQUI. Felicidade é ter dinheiro. [S.l.]: [2012?]. Videoclipe Oficial (03min. 55seg.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0SnL3qEjrjE. Acesso em: 18 ago 2019.

REFilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.5 n.1 – jan./jul. 2019 155

MILL, J. S. Utilitarismo. São Paulo: Escala, 2007. (Grandes obras do pensamento universal, 70).

MULGAN, T. Utilitarismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

PICHLER, N. A. Por que você ainda não é uma pessoa totalmente feliz? In: CASAGRANDA, E. A.; TROMBETTA, J. L.; PICHLER, N. (Orgs.) A Filosofia na praça: conhecimento, ética e cultura. Passo

Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2009. p. 119-122.

TROMBETTA, G. L.; BORTOLINI, B. O. de.; KAPCZYNSKI, A. L. (Orgs.). Filosofia nos olhos: experiências de ensino. Passo Fundo: Berthier Aldeia Sul, 2003.

WALDINGER, R. Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre a felicidade. Ted talks, nov. 2005. Palestra (12min. 40seg.). Disponível em: https://goo.gl/g4Yxnc. Acesso em: 29 set.

[Vídeo]

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Lodéa, A. L., Nicola, B., Tonieto, C., Oliveira, C. R., & Piaia, K. (2019). SOBRE A FELICIDADE E O CONSUMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA DE FILOSOFIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(1), 47–57. https://doi.org/10.5902/2448065737243

Edição

Seção

Relato de Experiência