Ensinar Ética é também ensinar a argumentar: análise de cinco falhas comuns de justificação ética
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065720980Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Ética, FaláciasResumo
O ensino de filosofia no Ensino Fundamental e Médio constitui um desafio para o professor comprometido com o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica dos alunos. Parte desse desafio é o ensino da Ética, que, com muita facilidade, pode virar doutrinação ou ficar numa mera discussão das opiniões, caso o professor não esteja atento aos argumentos dos estudantes para problematizá-los e aprofundá-los adequadamente. As aulas de Ética, para que desenvolvam a capacidade de fazer juízos éticos sensatos, devem se fundamentar no uso de bons argumentos; para tanto, cabe ao professor saber identificar as falácias, comumente usadas pelos estudantes na justificação dos comportamentos que acham corretos, e mostrar suas fraquezas. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar cinco falhas frequentes de justificação ética, a saber: petição de princípio, apelo à maioria ou apelo ao povo, dois erros fazem um acerto, apelo à tradição e falácia naturalista. A discussão dessas falácias, frequentemente usadas para justificar comportamentos éticos, pretende auxiliar professores e futuros professores de Filosofia a problematizar as opiniões e pretensas justificações dos estudantes nas aulas de Ética, para que de fato as aulas de Filosofia como um todo desenvolvam o raciocínio crítico e a criatividade de seus participantes.Downloads
Referências
BRITO, Adriano N. de. Falácia Naturalista e Naturalismo Moral: do é ao deve mediante o quero. Kriterion, Belo Horizonte, v. 51, n. 121, p. 215-226, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/kr/v51n121/11.pdf. Acesso em: 5 nov.
COPI, Irving. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1981.
DOWNES, Stephen. Stephen's Guide to the Logical Fallacies. Canada, 1995-2001. Disponível em: http://www.onegoodmove.org/fallacy/welcome.htm. Acesso em:
fev. 2014.
FISHER, Alec. A Lógica dos Verdadeiros Argumentos. São Paulo: Novo Conceito, 2008.
HUME, David. Tratado da Natureza Humana. São Paulo: Unesp, 2000.
LABOSSIERE, Michael C. Forty Two Fallacies. Disponível em:
http://aphilosopher.files.wordpress.com/2010/09/42-fallacies.pdf. Acesso em: 13 fev. 2014.
LIPMAN, Matthew. A comunidade de investigação e o raciocínio crítico. São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann M.; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
MOORE, George E. Principia ethica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
NOLT, John; ROHATYN, Dennis. Lógica. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.
WESTON, Anthony. A Arte de Argumentar. Lisboa: Gradiva, 1996.