Ensinar Ética é também ensinar a argumentar: análise de cinco falhas comuns de justificação ética

Autores

  • Cínthia Roso Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul
  • Marcelo José Doro Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065720980

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Ética, Falácias

Resumo

O ensino de filosofia no Ensino Fundamental e Médio constitui um desafio para o professor comprometido com o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica dos alunos. Parte desse desafio é o ensino da Ética, que, com muita facilidade, pode virar doutrinação ou ficar numa mera discussão das opiniões, caso o professor não esteja atento aos argumentos dos estudantes para problematizá-los e aprofundá-los adequadamente. As aulas de Ética, para que desenvolvam a capacidade de fazer juízos éticos sensatos, devem se fundamentar no uso de bons argumentos; para tanto, cabe ao professor saber identificar as falácias, comumente usadas pelos estudantes na justificação dos comportamentos que acham corretos, e mostrar suas fraquezas. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar cinco falhas frequentes de justificação ética, a saber: petição de princípio, apelo à maioria ou apelo ao povo, dois erros fazem um acerto, apelo à tradição e falácia naturalista. A discussão dessas falácias, frequentemente usadas para justificar comportamentos éticos, pretende auxiliar professores e futuros professores de Filosofia a problematizar as opiniões e pretensas justificações dos estudantes nas aulas de Ética, para que de fato as aulas de Filosofia como um todo desenvolvam o raciocínio crítico e a criatividade de seus participantes.

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Biografia do Autor

Cínthia Roso Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Doutoranda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Marcelo José Doro, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2016-01-12

Como Citar

Oliveira, C. R., & Doro, M. J. (2016). Ensinar Ética é também ensinar a argumentar: análise de cinco falhas comuns de justificação ética. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(1). https://doi.org/10.5902/2448065720980

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua