O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência

Autores

  • Tiago Luís Teixeira Oliveira Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065725618

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Problema da demarcação, Problema do método

Resumo

O presente artigo traça alguns paralelos entre o ensino de filosofia e o ensino de ciências a partir de problemas amplamente discutidos por filósofos da ciência, especificamente o problema da demarcação e o problema do método. Sugerimos algumas pistas de reflexão sobre o ensino de filosofia para que este, no lugar de copiar um modelo inadequado e dogmático de ensino de ciências, possa instigar o espírito crítico e investigativo, também presente na atividade científica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Luís Teixeira Oliveira, Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

Professor no Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

Referências

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Cézar A. Mortari. São Paulo: Unesp, 2007.

HEMPEL, Carl, G. Filosofia da ciência natural. Trad. Plínio Sussekind, 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

KANT, Immanuel. Anúncio do programa de inverno de 1765-1766. In: Theoretical Philosophy, 1755-1770 (edição de David Walford e Ralf Merbote, Cambridge University Press, 1992), pp. 2:306-7. Tradução de Desidério Murcho disponível no site: http://criticanarede.com/fil_ensinarpensar.html.

KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental. Vol. 1. Trad. Carlos Alberto Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2011.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 9ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2001.

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Trad. Jaimir Conte. Florianópolis, 2005. Texto disponível online em: http://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Oliveira, T. L. T. (2017). O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065725618

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua