O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência
Resumo
O presente artigo traça alguns paralelos entre o ensino de filosofia e o ensino de ciências a partir de problemas amplamente discutidos por filósofos da ciência, especificamente o problema da demarcação e o problema do método. Sugerimos algumas pistas de reflexão sobre o ensino de filosofia para que este, no lugar de copiar um modelo inadequado e dogmático de ensino de ciências, possa instigar o espírito crítico e investigativo, também presente na atividade científica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Cézar A. Mortari. São Paulo: Unesp, 2007.
HEMPEL, Carl, G. Filosofia da ciência natural. Trad. Plínio Sussekind, 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
KANT, Immanuel. Anúncio do programa de inverno de 1765-1766. In: Theoretical Philosophy, 1755-1770 (edição de David Walford e Ralf Merbote, Cambridge University Press, 1992), pp. 2:306-7. Tradução de Desidério Murcho disponível no site: http://criticanarede.com/fil_ensinarpensar.html.
KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental. Vol. 1. Trad. Carlos Alberto Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2011.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2003.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 9ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2001.
RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Trad. Jaimir Conte. Florianópolis, 2005. Texto disponível online em: http://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf.
DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725618
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
_____________________________________________________________