O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência

Tiago Luís Teixeira Oliveira

Resumo


O presente artigo traça alguns paralelos entre o ensino de filosofia e o ensino de ciências a partir de problemas amplamente discutidos por filósofos da ciência, especificamente o problema da demarcação e o problema do método. Sugerimos algumas pistas de reflexão sobre o ensino de filosofia para que este, no lugar de copiar um modelo inadequado e dogmático de ensino de ciências, possa instigar o espírito crítico e investigativo, também presente na atividade científica.

 


Palavras-chave


Ensino de filosofia; Problema da demarcação; Problema do método

Texto completo:

PDF

Referências


FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Cézar A. Mortari. São Paulo: Unesp, 2007.

HEMPEL, Carl, G. Filosofia da ciência natural. Trad. Plínio Sussekind, 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

KANT, Immanuel. Anúncio do programa de inverno de 1765-1766. In: Theoretical Philosophy, 1755-1770 (edição de David Walford e Ralf Merbote, Cambridge University Press, 1992), pp. 2:306-7. Tradução de Desidério Murcho disponível no site: http://criticanarede.com/fil_ensinarpensar.html.

KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental. Vol. 1. Trad. Carlos Alberto Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2011.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 9ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2001.

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Trad. Jaimir Conte. Florianópolis, 2005. Texto disponível online em: http://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725618

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________