O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência

Auteurs-es

  • Tiago Luís Teixeira Oliveira Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065725618

Mots-clés :

Ensino de filosofia, Problema da demarcação, Problema do método

Résumé

O presente artigo traça alguns paralelos entre o ensino de filosofia e o ensino de ciências a partir de problemas amplamente discutidos por filósofos da ciência, especificamente o problema da demarcação e o problema do método. Sugerimos algumas pistas de reflexão sobre o ensino de filosofia para que este, no lugar de copiar um modelo inadequado e dogmático de ensino de ciências, possa instigar o espírito crítico e investigativo, também presente na atividade científica.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tiago Luís Teixeira Oliveira, Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

Professor no Colégio Pedro II, Niterói, Rio de Janeiro

Références

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Cézar A. Mortari. São Paulo: Unesp, 2007.

HEMPEL, Carl, G. Filosofia da ciência natural. Trad. Plínio Sussekind, 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

KANT, Immanuel. Anúncio do programa de inverno de 1765-1766. In: Theoretical Philosophy, 1755-1770 (edição de David Walford e Ralf Merbote, Cambridge University Press, 1992), pp. 2:306-7. Tradução de Desidério Murcho disponível no site: http://criticanarede.com/fil_ensinarpensar.html.

KENNY, Anthony. Uma nova história da filosofia ocidental. Vol. 1. Trad. Carlos Alberto Bárbaro. São Paulo: Loyola, 2011.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2003.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. Trad. Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 9ª. Edição. São Paulo: Cultrix, 2001.

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Trad. Jaimir Conte. Florianópolis, 2005. Texto disponível online em: http://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-16

Comment citer

Oliveira, T. L. T. (2017). O Ensino de Filosofia pensado à luz de algumas questões da filosofia da ciência. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065725618

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua