Reflexões sobre ensino e aprendizagem de filosofia na educação básica: um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória

Autores

  • Tábata Valesca Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065722424

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de filosofia, Avaliação emancipatória

Resumo

Neste trabalho, apresento algumas reflexões acerca das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da educação básica. No sentido de construir caminhos que possam conduzir as práticas avaliativas escolares por uma perspectiva emancipatória, este trabalho consiste em um esforço de construção teórica com objetivo de contribuir para as discussões na área de avaliação de maneira geral, porém pontuando algumas reflexões acerca do processo de avaliação no campo da filosofia e de seu estudo. Assim, esboço algumas questões sobre ensino de filosofia, passando por alguns apontamentos acerca dos sentidos da filosofia no âmbito da educação básica e, por fim, apresento a discussão sobre avaliação, articulando alguns referenciais teórico-conceituais para pensá-la em uma perspectiva emancipatória.

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Biografia do Autor

Tábata Valesca Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Corrêa, T. V. (2016). Reflexões sobre ensino e aprendizagem de filosofia na educação básica: um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(1). https://doi.org/10.5902/2448065722424

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua