Reflexões sobre ensino e aprendizagem de filosofia na educação básica: um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória

Tábata Valesca Corrêa

Resumo


Neste trabalho, apresento algumas reflexões acerca das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da educação básica. No sentido de construir caminhos que possam conduzir as práticas avaliativas escolares por uma perspectiva emancipatória, este trabalho consiste em um esforço de construção teórica com objetivo de contribuir para as discussões na área de avaliação de maneira geral, porém pontuando algumas reflexões acerca do processo de avaliação no campo da filosofia e de seu estudo. Assim, esboço algumas questões sobre ensino de filosofia, passando por alguns apontamentos acerca dos sentidos da filosofia no âmbito da educação básica e, por fim, apresento a discussão sobre avaliação, articulando alguns referenciais teórico-conceituais para pensá-la em uma perspectiva emancipatória.


Palavras-chave


Educação básica; Ensino de filosofia; Avaliação emancipatória

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DOI: https://doi.org/10.5902/2448065722424

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