Reflexões sobre ensino e aprendizagem de filosofia na educação básica: um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065722424Schlagworte:
Educação básica, Ensino de filosofia, Avaliação emancipatóriaAbstract
Neste trabalho, apresento algumas reflexões acerca das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da educação básica. No sentido de construir caminhos que possam conduzir as práticas avaliativas escolares por uma perspectiva emancipatória, este trabalho consiste em um esforço de construção teórica com objetivo de contribuir para as discussões na área de avaliação de maneira geral, porém pontuando algumas reflexões acerca do processo de avaliação no campo da filosofia e de seu estudo. Assim, esboço algumas questões sobre ensino de filosofia, passando por alguns apontamentos acerca dos sentidos da filosofia no âmbito da educação básica e, por fim, apresento a discussão sobre avaliação, articulando alguns referenciais teórico-conceituais para pensá-la em uma perspectiva emancipatória.
Downloads
Literaturhinweise
ALMEIDA JR, José Benedito de. A avaliação em Filosofia. In: Princípios. Vol. 12, n. 17-18, p. 145-156. Natal. 2005.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BADIOU, Alain. Para uma nova teoria do sujeito: conferências brasileiras. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 1994.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte/MG: Autêntica Editora, 2009.
ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação numa perspectiva emancipatória: desafio cotidiano às práticas escolares. In: Garcia; Zaccur (org). Cotidiano e diferentes saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da préescola à universidade. Porto Alegre/RS: Editora Mediação. 2009.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo, 2009.
KOHAN, Walter. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2009.
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Coleção Filosofia e Ensino. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
PASSMORE, John. O conceito de ensino. Tradução de Olga Pombo (1995). [Título original: The Philosophy of Teaching]. 1980.
PEREIRA, Oswaldo Porchat. Discurso aos estudantes sobre a pesquisa em filosofia. In: SOUZA, José Crisóstomo de. (org). A filosofia entre nós. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo. Loyola, 2006.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre/RS: Editora Mediação. 2010.