Qualidade no ensino superior: uma avaliação em um curso de graduação em administração em uma grande universidade no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465967056

Palavras-chave:

Higher education, Quality, Competences, Exploratory Factor Analysis

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade percebida pelos estudantes do curso de graduação presencial em Administração em uma universidade privada situada no município de São Paulo, com o uso de uma nova escala desenvolvida a partir das competências esperadas na formação dos futuros administradores.


Design/Metodologia/Abordagem: um questionário de 46 itens foi desenvolvido e testado, com técnicas estatísticas multivariadas (análise fatorial exploratória e alfa de Cronbach). No total, 629 alunos participaram do estudo.

 

Resultados: o estudo identificouquatro blocos de competências: gerenciais, resolução de problemas, proatividade, comunicação e criatividade e técnicas. Na avaliação global da qualidade dos serviços educacionais a instituição conseguiu 76,19%, o que indica que o curso de administração ministrado pela instituição pode ser considerado deboa qualidade. O trabalho entrega um instrumento e uma metodologia de avaliação que podem ser utilizados para a melhoria dos cursos de administração no País.

 

Originalidade: o estudo é relevante ao avaliar a qualidade da educação superior a partir de uma nova escala baseada nas competências requeridas para o exercício da profissão de administrador definidas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005.

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Silva, A. M. da, Gouvêa, M. A., Semensato, B. I., & Pereira, F. A. de M. (2022). Qualidade no ensino superior: uma avaliação em um curso de graduação em administração em uma grande universidade no município de São Paulo. Revista De Administração Da UFSM, 15(2), 236–256. https://doi.org/10.5902/1983465967056

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