Qualidade no ensino superior: uma avaliação em um curso de graduação em administração em uma grande universidade no município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465967056Palavras-chave:
Higher education, Quality, Competences, Exploratory Factor AnalysisResumo
Objetivo: avaliar a qualidade percebida pelos estudantes do curso de graduação presencial em Administração em uma universidade privada situada no município de São Paulo, com o uso de uma nova escala desenvolvida a partir das competências esperadas na formação dos futuros administradores.
Design/Metodologia/Abordagem: um questionário de 46 itens foi desenvolvido e testado, com técnicas estatísticas multivariadas (análise fatorial exploratória e alfa de Cronbach). No total, 629 alunos participaram do estudo.
Resultados: o estudo identificouquatro blocos de competências: gerenciais, resolução de problemas, proatividade, comunicação e criatividade e técnicas. Na avaliação global da qualidade dos serviços educacionais a instituição conseguiu 76,19%, o que indica que o curso de administração ministrado pela instituição pode ser considerado deboa qualidade. O trabalho entrega um instrumento e uma metodologia de avaliação que podem ser utilizados para a melhoria dos cursos de administração no País.
Originalidade: o estudo é relevante ao avaliar a qualidade da educação superior a partir de uma nova escala baseada nas competências requeridas para o exercício da profissão de administrador definidas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005.
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