A influência dos tipos de marca sobre a escolha e a precificação de uma camiseta

Maria Aparecida Gouvêa, Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello Castro, Noel Alves Vicente

Resumo


As marcas de roupas comunicam a identidade social e associam a pessoa que a consome a um grupo. Cientes disso, diversas marcas foram criadas, algumas exploram a relação com o mundo da moda e outras buscam associação a uma causa. A fim de ampliar o conhecimento sobre a influência das marcas, este estudo se propôs a analisar o impacto dos tipos de marcas (social, genérica e de fabricante), sobre a escolha e o preço de uma camiseta. Realizou-se pesquisa quantitativa com uma amostra acidental de 248 pessoas com alto grau de instrução. Por meio da análise conjunta, obteve-se um modelo que hierarquizou três atributos pela importância na escolha de uma camiseta e em cada atributo os aspectos mais relevantes. Avaliou-se, também, a relação dos três tipos de marca com o preço de uma camiseta. O trabalho revelou que a qualidade, neste segmento, é mais importante que a marca, e que diferentes tipos de marcas podem agregar valor a um produto em níveis variados dependendo do segmento de consumidores.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465915583

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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659