A influência dos tipos de marca sobre a escolha e a precificação de uma camiseta

Auteurs-es

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello Castro Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Noel Alves Vicente Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465915583

Résumé

As marcas de roupas comunicam a identidade social e associam a pessoa que a consome a um grupo. Cientes disso, diversas marcas foram criadas, algumas exploram a relação com o mundo da moda e outras buscam associação a uma causa. A fim de ampliar o conhecimento sobre a influência das marcas, este estudo se propôs a analisar o impacto dos tipos de marcas (social, genérica e de fabricante), sobre a escolha e o preço de uma camiseta. Realizou-se pesquisa quantitativa com uma amostra acidental de 248 pessoas com alto grau de instrução. Por meio da análise conjunta, obteve-se um modelo que hierarquizou três atributos pela importância na escolha de uma camiseta e em cada atributo os aspectos mais relevantes. Avaliou-se, também, a relação dos três tipos de marca com o preço de uma camiseta. O trabalho revelou que a qualidade, neste segmento, é mais importante que a marca, e que diferentes tipos de marcas podem agregar valor a um produto em níveis variados dependendo do segmento de consumidores.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Possui formação em nível de Graduação em Estatística (IME/USP 1976) e em Letras (FFLCH/USP - 1981), de Mestrado em Estatística (IME/USP - 1982), de Doutorado em Administração (FEA/USP 1991), de Livre-Docência em Administração (FEA/USP 2002) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2003). Foi coordenadora do Curso de Graduação e vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Administração (FEA/USP) e editora, por 9 anos, da Revista de Gestão REGE/USP. Atualmente exerce as funções de Professora Associada no Departamento de Administração da FEA/USP e Pesquisadora Bolsista de Produtividade (1D/CNPq). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da qualidade de atendimento em serviços e modelos de aceitação de novas tecnologias.

Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello Castro, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2008) e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2011). É executivo do Walmart do Brasil e consultor de estratégia e marketing. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa com Estatística Aplicada (GEPEA) da FEA/USP. Nos Programas Lato Sensu, encontra-se como orientador de trabalhos de conclusão da Fundação Instituto de Administração - FIA. Foi executivo da Mattel do Brasil, American Express e da Procter & Gamble e consultor da Kline Group. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia Empresarial e Estatística.

Noel Alves Vicente, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Estatística pelo Centro Universitário Capital (2007). Atualmente é funcionário de carreira - Banco do Brasil S/A. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Multivariada de Dados, Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2014) - Área: Metodos Quantitativos/Informática.

Publié-e

2018-12-26

Comment citer

Gouvêa, M. A., Castro, L. A. M. H. de M., & Vicente, N. A. (2018). A influência dos tipos de marca sobre a escolha e a precificação de uma camiseta. Revista De Administração Da UFSM, 11(3), 595–614. https://doi.org/10.5902/1983465915583

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