O negócio dos negócios não são apenas os negócios: a sustentabilidade empresarial como elemento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917339Palabras clave:
Benefícios, Estratégia, Sustentabilidade, Vantagem competitivaResumen
Considera-se, baseado em estudos teóricos e empíricos a possibilidade de se alcançar melhores resultados organizacionais quando há o alinhamento entre a estratégia da organização e a gestão da sustentabilidade, pelo fato destas áreas atenderem diretamente aos stakeholders da organização e gerarem valor para ela. Assim, o presente artigo tem como objetivo evidenciar os motivos pelos quais as empresas devem investir em sustentabilidade, a partir da literatura e da percepção de gerentes e coordenadores de diferentes áreas de uma mineradora brasileira. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos responsáveis de uma empresa mineradora. Como principal resultado tem-se a síntese de dez motivos pelos quais as empresas devem investir em sustentabilidade, são eles: melhoria na imagem, aumento das vendas internas e externas, valorização no mercado de capitais, redução de custos, melhoria da visão da empresa por parte dos stakeholders, redução de riscos, atração e retenção de talentos, capacidade inovativa, vantagem competitiva e rápida resposta ou antecipação à legislação.
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