A circulação do discurso literário nas redes sociais: uma questão de autoria?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148590181

Palavras-chave:

Discurso Literário, Circulação, Autoria, Memória

Resumo

O artigo volta-se à circulação do discurso literário nas condições de produção do digital, considerando-se arquivos que reúnem textualidades associadas ao nome de autores canônicos e que são disponibilizadas para circular como frases de efeito. A perspectiva teórica e metodológica de fundamentação do trabalho é a Análise de Discurso. O ponto fulcral é a discussão da atribuição de autoria na perspectiva da filiação ao histórico de significações que singularizam o nome de um dado autor, assim como os efeitos produzidos na construção de uma dada memória coletiva da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís da Silva Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e tutora do Pet Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, história das idéias linguísticas, disciplinarização, memória e institucionalização.

Verli Petri da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português Francês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Letras pela mesma Universidade (1998), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, ensino de língua estrangeira, língua portuguesa, língua de fronteira, discurso literário, constituição do sujeito, narratividades urbanas, instrumentos linguísticos, história das palavras e história das ideias linguísticas. Pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL- UFSM) desde 2006, atuando como Coordenadora Geral em 2024; é também pesquisadora do Centro de Documentação e Memória desde 2017 e coordenadora do Grupo PALLIND Palavra, Língua, Discurso. Em 2021, deu início ao Projeto Interinstitucional de Elaboração do Vocabulário da Pandemia do Novo Coronavírus, congregando 26 pesquisadores, de 10 instituições de Ensino Superior brasileira, que foi encampado pelo Observatório de Informações em Saúde da UFSM. Em 2022, deu início ao desenvolvimento ao projeto interinstitucional intitulado Observatório de práticas sociais e linguageiras: produção de sentidos em tempos de pandemia, com financiamento do CNPq, via Edital Universal. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Possui capítulos de livros, produzidos individualmente e em parceria e dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Possui livros organizados e é membro de comitês científicos de diversas Revistas brasileiras. É membro do comitê externo do CNPq, atuando em várias universidades na avaliação de projetos de Iniciação Científica. É avaliadora Ad hoc junto à Capes e ao CNPq. Foi coordenadora do GT Análise de Discurso da ANPOLL entre 2021 e 2023. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2018.

Larissa Montagner Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras/Português-Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado e doutorado em Letras - Estudos Linguísticos - pela mesma instituição. É professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, tendo atuado como Coordenadora do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFSM entre os anos de 2016 e 2018. Atualmente, exerce a função de Coordenadora de Desenvolvimento de Ensino (CODE) da UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, língua portuguesa, política de língua, história e memória.

Referências

CERVO, Larissa M.; FLORES, Nathália M. Rede social e formas de manifestação de resistência: uma reflexão a partir do Facebook. In: SOUSA, Lucília Abrahão e; et. al (orgs.). Resistirmos, a que será que se destina? São Carlos: Pedro e João, 2018. p. 221-238.

DELA-SILVA, Silmara; CARNEIRO, Ceres Ferreira. Dos discursos da/na mídia: um percurso com Michel Pêcheux. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 23, p. 1-16, 2023. e-1982-4017-23-28.

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes Editores, 2018.

DIAS, Cristiane. Sobre a dimensão técnica do silêncio. In: DIAS, Cristiane; COSTA, Greciely Cristina da; BARBAI, Marcos Aurélio (orgs.). Manifesto silêncio: Uma leitura da obra de Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2023. p. 219-232.

LAJOLO, Marisa. O que é literatura? São Paulo: Brasiliense, 1984.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2007a.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007b. p. 133-151.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et. al. Papel da memória. Trad. de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-58.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 3. ed. Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2002.

PÊCHEUX, Michel. Leitura e memória: Projeto de pesquisa. [Tradução de Tania Clemente de Souza]. In: ORLANDI, Eni (org.). Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas: Pontes, 2011. p. 141-150.

PÊCHEUX, Michel. Abertura do colóquio. [Tradução de Débora Massmann.] In: CONEIN, Bernad et. al. (orgs.). Materialidades discursivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2016 [1980]. p. 23-32.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Martins, T. da S., Silveira, V. P. da, & Cervo, L. M. (2025). A circulação do discurso literário nas redes sociais: uma questão de autoria?. Letras, 70, e90181. https://doi.org/10.5902/2176148590181