Análise linguística e formação docente: gramática e ensino no programa Residência Pedagógica de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569414

Palavras-chave:

Ensino gramatical, Análise linguística, Formação docente

Resumo

O objetivo central desta pesquisa é investigar as experiências com ensino gramatical vividas pelos alunos participantes da Residência Pedagógica (RP) em uma instituição pública de ensino. A análise qualitativa interpretativista foi feita a partir de dados gerados de respostas elaboradas pelos residentes a um questionário aberto e da análise das atividades produzidas por eles na RP. Constatou-se uma baixa presença de abordagens gramaticais na perspectiva da Análise Linguística. Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam para uma possível necessidade de fomentação da formação do professor de Língua Portuguesa no que concerne à apropriação teórico-metodológica da Análise Linguística Dialógica.

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Biografia do Autor

Laura Silveira Botelho, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del Rei, MG

Professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. 

Christian Diovanni Leite, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del Rei, MG

Aluno de graduação em Letras

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Botelho, L. S., & Leite, C. D. (2023). Análise linguística e formação docente: gramática e ensino no programa Residência Pedagógica de língua portuguesa . Letras, 1(64), 114–130. https://doi.org/10.5902/2176148569414