"Angústia de Fausto" (2004), de Paula Mastroberti, e a revisitação ao cânone

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148567794

Parole chiave:

Cânone, Narrativa contemporânea juvenil, Formação do leitor, Paula Mastroberti

Abstract

Este estudo aborda a obra Angústia de Fausto (2004), de Paula Mastroberti, a partir da intertextualidade que realiza com a obra Fausto, de Goethe. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, objetiva-se na análise verificar como a narrativa se apropria de alguns temas presentes na obra canônica, revisitados no contexto contemporâneo, e que podem aproximar o jovem leitor do clássico alemão. Os recursos utilizados pela autora para a composição da narrativa são analisados com vistas a destacar a potencialidade do uso da obra em espaço escolar, destacando-se a presença de recursos visuais e o foco narrativo, além de outros elementos. Como resultado, verifica-se que a obra analisada, além de estimular o leitor a perceber os intertextos com o clássico alemão, também o estimula a interagir com a linguagem não-verbal presente na obra, construindo os sentidos através de uma leitura multimodal e intertextual.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vanderléia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Pós-doutorado em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutora em Letras, na área de estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UNESP-Assis/SP. Especialista em Literatura e o ensino de Literatura, pela UNESP-Assis. Professora Associada do Centro de Letras, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Cornélio Procópio, e líder do grupo de pesquisa CRELIT. Docente do Programa de Pós-Graduação no PROFLETRAS-UENP, na área de Literatura e ensino.  Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, principalmente nos seguintes temas: educação literária, literatura brasileira, história e crítica literária, narrativa brasileira contemporânea.

Fernanda Aparecida de Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR

Graduanda em Letras, CLCA/UENP, campus Cornélio Procópio. Bolsista da Fundação Aracuária, PIBIC.

Riferimenti bibliografici

BRAGA, C. M. Melodrama: as estratégias trágicas da emoção na modernidade. In: GOMES, A. L.; MACIEL, D. A. V. (Orgs.) Dramaturgia e teatro: intersecções. Maceió, AL: Edufal, 2008.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

FRANCO JUNIOR, A. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3a ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 33-58.

GOETHE, J. W. Fausto. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc., 1948.

JOUVE, V.; REZENDE, N. L. de. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A. LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Org). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013. p. 53-65.

KOCH, V. Intertextualidade e Polifonia: um só fenômeno? São Paulo: DELTA, vol. 7, n. 2, 1991.

KLAUCK, A. P. Angústia de Fausto, de Paula Mastroberti: as transformações do mito de Fausto da Idade Média à contemporaneidade. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 15, n. 29, 2013.

MASTROBERTI, P. Angústia de Fausto. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. 135 p.

MORAES, G. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 46, p. 231– 253, dez. 2015.

ONAKA, N.; THIÉL, J. Capa no livro literário: proteção, adorno, ilustração ou complemento da leitura? [s.l.], 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17140_9882.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.

PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. Por que ler os clássicos? In: PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; ALMEIDA, R. Nós, os antigos: XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. São Paulo: Képos, 2014, p. 65-74;

PEREIRA, V. C. Obras Clássicas e Contemporâneas na Escola: Como acessá-las, por que lê-las. Terra roxa e outras terras. In: Revista de Estudos Literários. 2016.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Org). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013. p. 53-65.

VALENTE, T. A.; OLIVEIRA, V. da S.; RIBEIRO, T. Clássicos problemas para jovens leitores. In: FEBA, B.; SOUZA, R.. Mediações de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Santa Catarina: Ed. Copiart, 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-06

Come citare

Oliveira, V. da S., & Freitas, F. A. de. (2022). "Angústia de Fausto" (2004), de Paula Mastroberti, e a revisitação ao cânone. Letras, 1(63), 175–189. https://doi.org/10.5902/2176148567794