Celpe-Bras: retrospectiva histórica em duas instituições do interior do RS

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148589563

Mots-clés :

Celpe-Bras, Proficiência, Língua Portuguesa, Internacionalização

Résumé

Este artigo traça uma retrospectiva histórica do Celpe-Bras em duas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do interior do Rio Grande do Sul: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O estudo analisa a evolução, os desafios e as conquistas do exame, bem como seu impacto local. Com uma abordagem qualitativa e documental, a pesquisa destaca a importância de compreender as contribuições regionais para o fortalecimento do Celpe-Bras.

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André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL/UFPEL) e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPEL), com dissertação e tese desenvolvidas sob a orientação do Prof. Dr. Vilson Leffa, ambas com financiamento da CAPES. Licenciado em Letras Espanhol e em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLTE) da UFSM, onde leciona no curso de Letras Espanhol. É líder do Grupo de Investigações em Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA/CNPq) da UFSM. Sua experiência concentra-se na área de Linguística Aplicada (Crítica), com ênfase em educação linguística, tecnologias digitais no ensino de línguas, novos estudos dos letramentos e formação de professores de línguas.

Eliana Rosa Sturza, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) do Centro de Artes e Letras (CAL). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena o Laboratório Entrelínguas, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às políticas de ensino do Espanhol e do Português para Estrangeiros.

Vanessa Doumid Damasceno, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Centro de Letras e Comunicação (CLC). Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Coordena o Projeto Estratégico Português para Estrangeiros na UFPEL e o Exame Celpa-Bras na instituição. 

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Atua nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da UFSM. É integrante do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA).

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Publiée

2025-07-04

Comment citer

Beviláqua, A. F., Sturza, E. R., Damasceno, V. D., & Fialho, V. R. (2025). Celpe-Bras: retrospectiva histórica em duas instituições do interior do RS. Letras, 34(1), e89563. https://doi.org/10.5902/2176148589563

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