A premência do conceito de retrotopia linguística em tempos de revivificações nacionais
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148573380Mots-clés :
Retrotopia linguística, Língua nacional, PremênciaRésumé
Neste artigo, propomos a urgência do conceito de retrotopia linguística a fim de compreender o grande debate público gerado toda vez que qualquer prática linguística destoa das fixas, rígidas e hierárquicas normas gramaticais idealizadas em torno da concepção de língua nacional. Para tanto, lançamos mão do conceito baumaniano de retrotopia a fim de compreender as diversas formas de revivificação de mitos e símbolos nacionais, como a concepção de língua (nacional), que se apresenta como aquele símbolo hábil a trazer de volta o sentimento de comunidade e de unidade perdido diante de um futuro cada vez mais incerto.
Téléchargements
Références
BARONAS, Roberto Leiser; COX, Maria Inês Pagliarini. Por uma vida melhor na mídia: discurso, aforização e polêmica. Linguagem em (Dis)curso, v. 13, n. 1, p. 65-93, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Babel: entre a incerteza e a esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
BAUMAN, Zygmunt Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2017a.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017b.
CANAGARAJAH, Suresh. Translingual practice: global Englishes and cosmopolitan relations. Londres: Routledge, 2013.
FARACO, Carlos Alberto. Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: EdUFMG, 2003.
SANTOS, Alinee Silva dos. Retrotopias linguísticas: a língua nacional como ferramenta de revivificação do nacionalismo. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) – Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.
SEVERO, Cristine Gorski. A invenção colonial das línguas da América. Alfa, v. 60, n. 1, p. 11-28, 2016.
ZOLIN-VESZ, Fernando. Esse é o final de una era triste e o começo de una fase muy feliz: translinguismo em telenovelas brasileiras. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
ZOLIN-VESZ, Fernando; SANTOS, Alinee Silva dos; CARDOSO, Márcio César. 'Minha pátria é minha língua': a celebração do discurso monolíngue na revista Vogue. Gragoatá, v. 24, n. 48, p. 177-190, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Letras 2023
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.