Sou Catatau: logo ex-isto
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148567088Mots-clés :
Catatau, Tradução intersemiótica, Ex-isto, Performance de vozRésumé
Este artigo tematizou a tradução intersemiótica a partir da transposição de Catatau, de Paulo Leminski para o cinema, com o Ex-isto, de Cao Guimarães. O problema norteador foi a construção do som-silêncio/ruído-silêncio em ambas as matrizes de linguagem, assumindo como objetivos identificar as características performáticas da personagem e analisar fragmentos da obra e do filme, considerando as fronteiras e convergências possíveis. Mobilizamos os conceitos de voz, performance e ruído, em Zumthor e Russolo, e de rizoma, em Deleuze e Guattari. Como resultado apontamos que a tradução intersemiótica promoveu o pensar dialético sobre o ato intersemiótico do qual derivam várias perspectivas.
Téléchargements
Références
CALABRESE, O. A Idade neobarroca. Trad. Carmen de Carvalho e Artur Morão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.
DELEUZE, G. Cinema1 a imagem e movimento 1. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LEMINSKI, P. Catatau. 2 ª ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 1989.
VAZ, T. O Bandido que sabia latim. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007
ZUMTHOR, P. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Sônia Queiroz. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.
EX ISTO. Direção e roteiro: Cao Guimarães. São Paulo: Produção: Patrocínio Itaú Cultural, 2010. Adaptação livre baseado na obra Catatau. 1h 26m, colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rxl9SkNIKmY
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Letras 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.