Sou Catatau: logo ex-isto

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148567088

Mots-clés :

Catatau, Tradução intersemiótica, Ex-isto, Performance de voz

Résumé

Este artigo tematizou a tradução intersemiótica a partir da transposição de Catatau, de Paulo Leminski para o cinema, com o Ex-isto, de Cao Guimarães. O problema norteador foi a construção do som-silêncio/ruído-silêncio em ambas as matrizes de linguagem, assumindo como objetivos identificar as características performáticas da personagem e analisar fragmentos da obra e do filme, considerando as fronteiras e convergências possíveis. Mobilizamos os conceitos de voz, performance e ruído, em Zumthor e Russolo, e de rizoma, em Deleuze e Guattari. Como resultado apontamos que a tradução intersemiótica promoveu o pensar dialético sobre o ato intersemiótico do qual derivam várias perspectivas.

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Biographie de l'auteur

Dalva de Souza Lobo, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Mestrado e doutorado em Letras.

Docente no Depto. de Pós Graduação em letras da Universidade Federal de Lavras e no curso de graduação em Pedagogia na mesma universidade.

Coordenadora do Grupo de Pesquisa INTERSIGNOS - Litertura, Linguagem, tradução intersemiótica e formação docente., na mesma Instituição.

Membro de Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, na mesma instituição, e  associado ao Grupo de Teoria Crítica da UFSCar 

Références

CALABRESE, O. A Idade neobarroca. Trad. Carmen de Carvalho e Artur Morão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.

DELEUZE, G. Cinema1 a imagem e movimento 1. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1983.

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ZUMTHOR, P. Escritura e Nomadismo: entrevistas e ensaios. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Sônia Queiroz. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.

EX ISTO. Direção e roteiro: Cao Guimarães. São Paulo: Produção: Patrocínio Itaú Cultural, 2010. Adaptação livre baseado na obra Catatau. 1h 26m, colorido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rxl9SkNIKmY

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Publiée

2022-12-06

Comment citer

Lobo, D. de S. (2022). Sou Catatau: logo ex-isto. Letras, 1(63), 215–224. https://doi.org/10.5902/2176148567088