Letras sob telas: possibilidade de uso do cinema como recurso pedagógico no ensino e aprendizagemde língua e literatura hispânica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148561931

Mots-clés :

Cinema e educação, Ensino e aprendizagem, Língua e literatura hispânica

Résumé

O objetivo deste trabalho é avaliar caminhos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de língua e literatura hispânica por meio do uso de filmes, com vistas à promoção intelectual de discentes de graduação em Letras-Espanhol. A pergunta fulcral que se busca responder é: como utilizar o cinema como recurso pedagógico, entre tantos outros possíveis, no ensino e aprendizagem de língua e literaturas hispânicas? Toma-se como base teórica pesquisadores como Leffa (1988), Benicá (2016), Jesus (2012), Cipolini (2010), Arrojo (1986), entre outros. Adotando a pesquisa qualitativa como método, utilizamos um projeto de extensão intitulado “cinema literário” como fonte de coleta de dados. Concluímos, ao final da pesquisa, que os filmes ajudam na aquisição linguística e cultural dos discentes aprendizes de língua e literatura hispânica, aguçando a curiosidade e o gosto em aprender mediante uma ferramenta pedagógica de aspecto tão atrativo. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Claudio Luiz da Silva Oliveira, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC

Graduado em Letras-Português/Espanhol (UNITINS). Mestre em Letras (UFAC). Doutorando em Estudos da Tradução (UFSC). Professor Assistente do Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre-Campus Floresta.

Références

ALENCAR, S.E.P. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina história.Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2007.

BENICÁ, Mariana Marcon. Adaptações de livros para o cinema e sua influência na formação de leitores.In: Revista Práticas de Linguagem, 6-1, Blumenau: jan./jun.2016, 63-82. Disponível em: https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2016/08/63-83-Adapta%C3%A7%C3%B5es-de-livros-para-o-cinema-e-sua-influ%C3%AAncia-na-forma%C3%A7%C3%A3o-de-leitores.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.

CASTRO, M.D.; PEREIRA, A.P.; LUÍNDIA, L.E.A. Cinema como ferramenta de ensino: entretenimento e fruição, por um cinema inteligente. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte –Boa Vista: 01 a 03 de junho de 2011.

CIPOLINI, Arlete. A utilização do cinema na educação e a formação do professor. In: 2º Congresso Internacional de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.Anais eletrônicos. Paraná: UEPG, 2010. Disponível em: www.isapg.com.br/2010/ciepg/download.php?id=76. Acesso em: 15 fev. 2020.

CRUZ, M.L.O.B.; SOUZA, FM.; GAMA, A.P.F. O cinema no aperfeiçoamento das competências de línguas (maternae estrangeira).In: Prograd UNESP (Org.). Livro eletrônico dos núcleos de ensino da UNESP, 1. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2007, 487-499.

DAY, Kelly. O Ensino de Língua Estrangeira no Brasil: entre a escolha obrigatória e a obrigatoriedade voluntária.In: Revista Escrita, 15. Gávea: Rio de Janeiro, 2012.

HAUSMANN, Elisa Probst; CUGIK, Lutiane Schramm; IGNACZUK, Odete. Filme como proposta de ensino e aprendizagem: O uso do cinema em aulas de língua estrangeira.In: Linguagens -Revista de Letras, Artes e Comunicação. 9-3, Blumenau: set./dez. 2015, 333-347.

JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: Perspectivas e Reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. Anais do IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE. 26 a 29 de outubro de 2009.

JESUS, Tarcizio Reis de. Filmes como recurso didático no ensino do espanhol como LE.In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão (SE). 20 a 22 de setembro de 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_08/PDF/74.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. In: Revista Contexturas/Ensino Crítico da Língua Inglesa.4. São Paulo: APLIESP, 1998, 13-24.

OLIVEIRA, Claudio Luiz da Silva. Luz, Câmera, Ação! Uma proposta pedagógica no ensino de língua espanhola na UFAC.179 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Centro de Educação e Letras, Universidade Federal do Acre, Rio Branco –AC, 2018.

PARREIRA, Priscilla Maria Santana; PARREIRA, Geralda Aparecida Rosa. O uso de filmes na clínica comportamental: Procurando Nemo.In: Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 1-2, jan./jun. 2015, pp. 169-184.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 3-1, set./dez. 2005, pp. 443-466.

Téléchargements

Publiée

2022-08-19

Comment citer

Oliveira, C. L. da S. (2022). Letras sob telas: possibilidade de uso do cinema como recurso pedagógico no ensino e aprendizagemde língua e literatura hispânica. Letras, (62), 142–155. https://doi.org/10.5902/2176148561931