Letras sob telas: possibilidade de uso do cinema como recurso pedagógico no ensino e aprendizagemde língua e literatura hispânica
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148561931Mots-clés :
Cinema e educação, Ensino e aprendizagem, Língua e literatura hispânicaRésumé
O objetivo deste trabalho é avaliar caminhos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de língua e literatura hispânica por meio do uso de filmes, com vistas à promoção intelectual de discentes de graduação em Letras-Espanhol. A pergunta fulcral que se busca responder é: como utilizar o cinema como recurso pedagógico, entre tantos outros possíveis, no ensino e aprendizagem de língua e literaturas hispânicas? Toma-se como base teórica pesquisadores como Leffa (1988), Benicá (2016), Jesus (2012), Cipolini (2010), Arrojo (1986), entre outros. Adotando a pesquisa qualitativa como método, utilizamos um projeto de extensão intitulado “cinema literário” como fonte de coleta de dados. Concluímos, ao final da pesquisa, que os filmes ajudam na aquisição linguística e cultural dos discentes aprendizes de língua e literatura hispânica, aguçando a curiosidade e o gosto em aprender mediante uma ferramenta pedagógica de aspecto tão atrativo.Téléchargements
Références
ALENCAR, S.E.P. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina história.Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação/UFC, Fortaleza, 2007.
BENICÁ, Mariana Marcon. Adaptações de livros para o cinema e sua influência na formação de leitores.In: Revista Práticas de Linguagem, 6-1, Blumenau: jan./jun.2016, 63-82. Disponível em: https://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2016/08/63-83-Adapta%C3%A7%C3%B5es-de-livros-para-o-cinema-e-sua-influ%C3%AAncia-na-forma%C3%A7%C3%A3o-de-leitores.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
CASTRO, M.D.; PEREIRA, A.P.; LUÍNDIA, L.E.A. Cinema como ferramenta de ensino: entretenimento e fruição, por um cinema inteligente. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte –Boa Vista: 01 a 03 de junho de 2011.
CIPOLINI, Arlete. A utilização do cinema na educação e a formação do professor. In: 2º Congresso Internacional de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.Anais eletrônicos. Paraná: UEPG, 2010. Disponível em: www.isapg.com.br/2010/ciepg/download.php?id=76. Acesso em: 15 fev. 2020.
CRUZ, M.L.O.B.; SOUZA, FM.; GAMA, A.P.F. O cinema no aperfeiçoamento das competências de línguas (maternae estrangeira).In: Prograd UNESP (Org.). Livro eletrônico dos núcleos de ensino da UNESP, 1. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2007, 487-499.
DAY, Kelly. O Ensino de Língua Estrangeira no Brasil: entre a escolha obrigatória e a obrigatoriedade voluntária.In: Revista Escrita, 15. Gávea: Rio de Janeiro, 2012.
HAUSMANN, Elisa Probst; CUGIK, Lutiane Schramm; IGNACZUK, Odete. Filme como proposta de ensino e aprendizagem: O uso do cinema em aulas de língua estrangeira.In: Linguagens -Revista de Letras, Artes e Comunicação. 9-3, Blumenau: set./dez. 2015, 333-347.
JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: Perspectivas e Reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. Anais do IX Congresso Nacional de Educação–EDUCERE. 26 a 29 de outubro de 2009.
JESUS, Tarcizio Reis de. Filmes como recurso didático no ensino do espanhol como LE.In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão (SE). 20 a 22 de setembro de 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_08/PDF/74.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. In: Revista Contexturas/Ensino Crítico da Língua Inglesa.4. São Paulo: APLIESP, 1998, 13-24.
OLIVEIRA, Claudio Luiz da Silva. Luz, Câmera, Ação! Uma proposta pedagógica no ensino de língua espanhola na UFAC.179 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Centro de Educação e Letras, Universidade Federal do Acre, Rio Branco –AC, 2018.
PARREIRA, Priscilla Maria Santana; PARREIRA, Geralda Aparecida Rosa. O uso de filmes na clínica comportamental: Procurando Nemo.In: Desafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 1-2, jan./jun. 2015, pp. 169-184.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica.In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 3-1, set./dez. 2005, pp. 443-466.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Letras 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.