A produção textual de gêneros orais

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148538737

Mots-clés :

Produção textual, Gêneros orais públicos, Linguagem enunciativo-discursiva

Résumé

Este artigo trata do que propõem os documentos norteadores do ensino de produção de textos para a disciplina de Língua Portuguesa – LP - e, posteriormente, apresenta uma caracterização de propostas de produção textual, de livros didáticos de 7 disciplinas do Ensino Médio, pautando-nos em Marcuschi (2008) e Travaglia (2013), acerca de aspectos do oral; e em discussões do Círculo de Bakhtin (2011; 2018) sobre a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. As análises revelam que os documentos apresentam idiossincrasias quanto à produção de textos com registro oral e, em consonância, as propostas das outras disciplinas desvalorizam o texto oral, reduzindo-o à atividade de oralização.

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Adriana Beloti, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Letras, professora adjunto do Colegiado de Letras da Unespar/Campus de Campo Mourão.

Cleber da Silva Luz, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Letras pelo PLE/UEM. Graduado em Letras pela Unespar/Campus de Campo Mourão.

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2020-08-04 — Mis à jour le 2022-07-28

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Beloti, A., & Luz, C. da S. (2022). A produção textual de gêneros orais. Letras, 113–134. https://doi.org/10.5902/2176148538737 (Original work published 4 août 2020)