Ceci est une version obsolète publiée le 2018-11-28. Consultez la version la plus récente.

Representações da afetividade na literatura afro-brasileira de autoria feminina contemporânea

Auteurs

  • Rodrigo da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148531669

Mots-clés :

Literatura afro-brasileira, Autoria feminina, Afetividade

Résumé

Este trabalho busca investigar diferentes representações das afetividades na literatura afro-brasileira de autoria feminina contemporânea. Para tanto, tomamos por base alguns contos publicados na série literária Cadernos Negros. As noções de sororidade e matrifocalidade, bem como da espiritualidade afrodescendente colocam-se relevantes para compreendermos as relações de solidariedade e cooperação que se estabelecem nas narrativas em questão. Por outro lado, também verificam-se relações de vulnerabilidade afetivas, vistas como consequências negativas intimamente ligadas ao distanciamento da tradição afrodescendente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Doutor em Letras - História da Literatura

Références

DUARTE, Eduardo de Assis. Memória e ficção na narrativa feminina afro-brasileira. In: MONTEIRO, Maria Conceição; LIMA, Tereza Marques de Oliveira (Org.). Entre o estético e o político: a mulher nas literaturas clássicas e vernáculas. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006, v. 1.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 4. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p. 375-403.

EVARISTO, Conceição. Beijo na face. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 26: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2003. p. 11-18.

EVARISTO, Conceição. Ayoluwa, a alegria do nosso povo. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 28: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2005. p. 35-39.

EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA; Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane (Org.) Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Ideia, 2005a. p. 201-212.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 28: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2005b. p. 29-33.

MARIANO, Agnes. Mães de santo. Disponível em: https://historiasdopovonegro.wordpress.com/2007/11/08/maes-de-santo/. Acesso em: 08 mar. 2018.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petropolis, Brasil: Editora Vozes, 1978.

RIBEIRO, Esmeralda. Guarde segredo. In: QUILOMBHOJE (Org.). Cadernos negros: os melhores contos. São Paulo: Quilombhoje; Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, 1998. p. 65-72.

RIBEIRO, Esmeralda. Ela está dormindo. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 24: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2001. p. 33-40.

RIBEIRO, Esmeralda. Mulheres nos espelhos. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 26: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2003. p. 49-55.

RIBEIRO, Esmeralda. A moça. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros, volume 34: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2011. p. 75-80.

SILVA, Antônio Aparecido da. Brasil: espiritualidade afro. Revista Missões. Nº. 09 – Novembro, 2007. Disponível em: http://www.adital.com.br/?n=74f. Acesso em: 08 mar. 2018.

VASCONCELOS, Vânia. No colo das Iabás: maternidade, raça e gênero em escritoras afro-brasileiras. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Téléchargements

Publiée

2018-11-28

Versions

Comment citer

Pereira, R. da R. (2018). Representações da afetividade na literatura afro-brasileira de autoria feminina contemporânea. Letras, (57), 137–154. https://doi.org/10.5902/2176148531669