A paisagem sonora nos Cadernos de Manuela, no romance "A casa das Sete Mulheres", de Letícia Wierzchowski
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148568104Mots-clés :
Literatura, Paisagem sonora, Cadernos de ManuelaRésumé
O romance A Casa das Sete Mulheres, da escritora Letícia Wierzchowski, narra a espera vivida pelas mulheres da família do General Bento Gonçalves durante a Revolução Farroupilha. É contada por dois narradores diferentes, sendo um deles a personagem Manuela, cujos cadernos servem de base para a análise que se propõe aqui, que é a de analisar a paisagem sonora nos Cadernos de Manuela. O termo paisagem sonora, criado por Murray Schafer (2011), advém dos estudos da acústica e foram transpostos aos estudos literários por Gérson Werlang (2011), quando estudou a obra de Erico Verissimo.
Téléchargements
Références
ESTEVES, A. R. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975 – 2000). São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011.
WERLANG, G. L. A música na obra de Erico Verissimo: Polifonia, Humanismo e Crítica Social. Passo Fundo: Méritos, 2011.
WIERZCHOWSKI, L. A Casa das Sete Mulheres. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Letras 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.