Ensino de literatura e leitura como escritura na formação de professores: contribuições do interacionismo socio-discursivo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148534783

Mots-clés :

Educação literária, Formação do leitor, Leitura, Produção de textos

Résumé

Apesar dos avanços no ensino de língua e literatura desde a década de 1980, a literatura continua sendo utilizada em muitas escolas com propósitos distintos da experiência estética por parte do leitor. Com o objetivo de contribuir para a equalização dos propósitos e meios do ensino de literatura na formação de professores, este estudo apresenta um percurso sobre as concepções de leitor e leitura na tradição escolar e destaca a contribuição do Interacionismo Sociodiscursivo para a consideração da leitura como escritura na formação do leitor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Professora Adjunta Nível D do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Claudio José de Almeida Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)- Linha de Pesquisa: Linguagens, Leitura e Interação e Departamento de Letras - Literatura e Ensino

Références

AEBY DAGHÉ, S. Candide. La fée carabine et les autres: Vers un modèle didactique d’ la lecture littéraire. Berne, Suisse: Peter Lang SA, 2016.

AMORA, A. S. Introdução à teoria da literatura. São Paulo: Cultrix, 1973.

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s.d.

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, R. S/Z: uma análise da novela Sarrasine de Honeré de Balzac. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

BRAIT, B. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

CARRELL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. (Eds.). Interactive approaches to second language reading. NewYork: Cambridge University Press, 1988/2000.

CERUTTI-RIZZATTI, MARY ELIZABETH ; DAGA, ALINE CASSOL ; DIAS, Sabatha Catoia . Intersubjetividade e intrassubjetividade no ato de ler: a formação de leitores na Educação Básica. Calidoscopio (Online), v. 12, p. 226-238, 2014.

DESCHOUX, C; FLOREY, S.; RONVEAUX, C. Sous les pavés de la tâche, la plage des savoirs scolaires et la littérature. Formation et pratiques d’enseignement en questions, 2015, n. 19, p. 127-136.

DOLZ, J.; ABOUZAID, M. Pluralité des genres et singularité du texte: tensions constitutives de la didactique des langues. Forumleture. ch. 2015. Diponível em: <https://www.leseforum.ch/myUploadData/files/2015_2_Dolz_Abouzaid.pdf>. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

DUBOIS-MARCOIN, D.; TAUVERON, C. Présentation. Repères [On line], 37, 2008. Disponível em: <http://reperes.revues.org/417>. Acesso em: 28 de abril de 2017.

EIKHENBAUM, B. et al. Teoria da literatura: Formalistas russos. 3. ed. Porto Alegre, Globo, 1976.

GADAMER, H. Verdade e método. Trad. Flávio Paulo Meurer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

GERALDI, J.W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J.W. (Org). O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1990. p. 41-48.

GOODMAN, K.. Reading: a psycholinguistic guessing game. Journal of the Reading Specialist, v. 6, n. 4, p. 126-135, 1967.

GOUGH P. B. One second of reading. In: J. F. Kavanagh, & I. G. Mattingly (Eds.). Language by ear and by eye. Cambridge, MA: MIT Press. 1972.

HOUDART-MÉROT, V. Da crítica de admiração à leitura “scriptível”. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. De (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

JAUSS, H. R. A história da literatura como desafio à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KLEIMAN, Â. Leitura, ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2008.

OLIVEIRA, V. da S. História literária nos cursos de Letras: cânones e tradições. Londrina, 2007. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- -graduação em Letras, Universidade Estadual de Londrina.

PERFEITO, A. M. Concepções de Linguagem, análise lingüística e proposta de intervenção. In: I Congresso Latinoamericano de Professores de Língua, Florianópolis. Anais. Florianópolis: EDUSC, 2007, p. 824-836.

PIEDRAS, M. C. Escola e história da literatura em diálogo. Porto Alegre, 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

PIETRO, J.-F. de; ERARD, S.; KANEMAN-POUGATCH, M. Un modèle didactique du “débat”: de l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, 1996/1997, v. 39/40, p. 100-129.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Evento da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP-SEED/SP), São Paulo. Anais. São Paulo, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 15. ed. São Paulo: Cultrix, 1989.

SANTOS, S. P. Didática do ensino da língua: concepções de linguagem e práticas docentes de leitura e escrita. Revista Arredia, p. 1-20, 2012.

SCHNEWULY, B. et al. Writing and teaching literature the role of hypertextual and metatextual writing activities at three school levels. L1 Educational Studies in Languages and Literature, v. 16-17, 2017.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

STUTZ, L.; LANFERDINI, P.A.F.; SOUZA, J. S. Trabalho de parceria entre a universidade e a escola: uma experiência de intervenção de ensino mediada pela proposta de elaboração de sequências didáticas. In: BARROS, E. D. M.; RIOS-REGISTRO, E. S. (Org.). Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 100-125.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012, 458 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

SOUZA, J. S. Sequência didática HAIKAI. Guarapuava, 2012. (Mimeo).

SOARES, M. B. Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa. In: BASTOS, N. B. (org.). Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC, 1998. p. 53-60.

THÉVENAZ, T.; SCHNEUWLY, B. Enseignemant de la lecture-écriture littéraire. Résonances, 2002, n. 9, p. 17-19.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987/2008.

VIGOTSKI, L. Psicologia del arte. Madrid: Paidos Iberica, 2006.

VILLALTA, L. C. O que se faz e o que se lê: língua, instrução e leitura. In: SOUZA, L. de M. (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 14. ed. Sao Paulo: Hucitec, 2010.

WITZEL, D; MELLO, C. Do signo às relações discursivas: contribuições da Análise do Discurso para a educação literária a partir da escola. Raído, Dourados, v. 9, n. 19, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2019-09-27

Comment citer

Stutz, L., & Mello, C. J. de A. (2019). Ensino de literatura e leitura como escritura na formação de professores: contribuições do interacionismo socio-discursivo. Letras, (58), 323–344. https://doi.org/10.5902/2176148534783