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Do conceito de sequência didática ao de projeto didático de gênero no âmbito do ensino de português - língua materna

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148534773

Mots-clés :

Gêneros textuais, Didática de línguas, Didática, Ensino de Português língua materna

Résumé

Este estudo pretende identificar o que se entende por sequência didática (SD) e em que contextos de ensino de português ela está sendo utilizada, e descrever suas características e seus desdobramentos na ferramenta projeto didático de gênero (PDG). Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental voltada para publicações brasileiras, entre 2004 e 2016. Fundamentam a análise estudos de didática e de didática de línguas. A análise mostra que a compreensão e o uso da expressão SD segue a concepção da didática de línguas, com alterações no contexto de ensino. Registra-se também o conceito de SD da didática de línguas e, implicitamente, o conceito da didática, ocorrendo uma sobreposição conceitual. Quanto ao conceito de PDG, este é um novo dispositivo de ensino que adota e amplia os objetivos e procedimentos da SD, sendo ainda pouco aplicado na educação básica. Palavras-chave: Gêneros textuais. Didática de línguas. Didática.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Augusta Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Professora titular da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande.

Maria Auxiliadora Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Professora da Unidade |Acadêmica de Letras, da UFCG, com atuação na área de Linguística Aplicada.

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2019-09-27

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Reinaldo, M. A., & Bezerra, M. A. (2019). Do conceito de sequência didática ao de projeto didático de gênero no âmbito do ensino de português - língua materna. Letras, (58), 37–62. https://doi.org/10.5902/2176148534773