Perguntas e respostas nos livros didáticos: desconstruindo estereótipos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148535858

Palabras clave:

Livro didático, Prática docente, Compreensão, Expectativas

Resumen

Este artigo, fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida na área de Linguística Aplicada, no Mestrado Profissional (PROFLETRAS), visa contribuir para a discussão sobre livro didático de língua portuguesa no que concerne à elaboração de perguntas e à projeção de respostas para relacioná-las às compreensões leitoras dos alunos, com base na perspectiva discursiva da língua(gem) em interface com trabalhos no campo social da educação.  O estudo aponta para novos (des)entendimentos, colocando em xeque a própria docência, pois mostra a desconstrução de estereótipos negativos acerca dos jovens, especialmente os das classes populares, referentes às dificuldades nas aulas de língua portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ

Professora associada de Linguística na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua no curso de Letras e no Programa do Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS). É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Foi professora do ensino fundamental na rede estadual durante dez anos e quinze anos da rede privada. Atual líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da Linguística Aplicada: ao ensino e a aprendizagem (usos e práticas) da língua portuguesa, com ênfase nos estudos do letramento na escola e na universidade. Também pesquisa pragmática e polidez.  Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais com temas da área.

Citas

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis. Vozes, 2012.

BAKHTIN, M (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7 ed. São Paulo: Hucitec, [1995], 2014.

BAKHTIN, M (VOLOCHINOV). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, [1979], 2015.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, 6º ano. 8ª ed. São Paulo, Atual, 2014.

DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

GERALDI, João W. Portos de passagem. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GERALDI, João W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética”. In. FREITAS, M.T.; JOBIM E SOUZA, S. Ciências Humanas e a Pesquisa: leituras bakhtinianas. São Paulo: Cortez, 2002.

GOULART, Cecília. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana. São Paulo, 9: 35 – 51, Ago/Dez. 2014.

GOULART, Cecília. Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin. Revista de Educação Pública. 18, set. 2012.

GUIMARÃES, Leandro. Periferia e espaços periféricos: caso do Jardim Catarina. Revista Pegada. v. 16, 2 ed, Dez. 2015.

KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor. Aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas: Pontes, 2000.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes editores, 2011.

KOCH, Ingeddore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3 ed. 10 reimp. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, Ingeddore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

LIBERATO, Yara. Perguntas de ‘compreensão’ e ‘interpretação’ e o aprendizado da leitura. In. MARTINS, A., BRANDÃO, H., MACHADO, M. A escolarização da leitura literária – O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: O livro didático de português: múltiplos olhares. v. 2. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, 160p, p. 48-61.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo. Parábola Editorial, 2008.

MOITA LOPES, Luis Paulo. (org.). Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, Luis Paulo. (org.). Por uma linguística indisciplinar. São Paulo, Parábola Editorial, 2006.

OLIVEIRA, Jair. Os sentidos do texto. Organicom. 2008.

ORLANDI. Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 2ª ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993. (Coleção passando a limpo). 118 p.

ORLANDI. Eni Pulcinelli. Discurso e Argumentação: Um observatório político. Fórum Linguístico, Florianópolis, nº 1, 1998.

SAINT' CLAIR. Fernanda de Fátima Bueno. Reflexões de uma professora: dilemas e expectativas: compreensão e conhecimento nas aulas de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. 123 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 2016.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.

STUBBS, M. In: BAGNO, M., STUBBS,. M., GAGNÉ, G. Língua materna: Letramento, variação, ensino: São Paulo: Parábola, 2002, p. 85-163.

VOLOCHÍNOV, V, N. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

WILSON, V; MORAIS, J.F.S (org.). Leitura, escrita e ensino: discutindo a formação de leitores. São Paulo: Summus, 2015.

Publicado

2019-09-27

Cómo citar

Sain’t Clair, F. B., & Coelho, V. W. da C. (2019). Perguntas e respostas nos livros didáticos: desconstruindo estereótipos. Letras, (58), 277–298. https://doi.org/10.5902/2176148535858