"Fotogramas do medo" na literatura portuguesa moderna e contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148532725

Palabras clave:

Literatura portuguesa, Emoções, Medo

Resumen

O presente artigo pretende, panoramicamente, destacar nomes basilares da literatura portuguesa moderna e contemporânea pela perspectiva do medo. Em um primeiro momento, apresentam-se as justificativas do foco na emoção, como tema e como elemento inerente da criação. A seguir, discutem-se os limites e dificuldades dessa abordagem. Por fim, a partir de nomes portugueses - mas não só -, desenvolvemos como o medo integra-se às obras ambivalentemente enquanto causa e efeito do ato de escrita. Ao destacarmos o medo, sobretudo na contemporaneidade, acreditamos encontrar uma proteção do trânsito dos afetos e uma resistência à banalização e/ou mecanização da experiência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo de Barros Sasaki, Universidade de São Paulo

Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Literatura Portuguesa (2012) pela mesma instituição. 

Citas

AL BERTO. O Medo (trabalho poético 1974-1997). Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

AL BERTO. Diários. Porto: Assírio & Alvim, 2012.

ANTONELLI, Paola. Safe: design takes on risk. New York: Museum of Modern Art, 2005.

BELO, Ruy. Todos os poemas. Porto: Assírio & Alvim, 2014.

BOURKE, Joanna. Fear: a cultural history. Emeryville: Shoemaker & Hoard, 2006.

BRANDÃO, Raul. Húmus (edição crítica de Maria João Reynaud). Porto: Campo das Letras, 2000.

COELHO, Lauro Machado. Anna, a voz da Rússia: vida e obra de Anna Akhmátova. São Paulo: Algol, 2008.

CORTÁZAR, Julio. Papéis inesperados. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.

ELLIN, Nan. Architecture of Fear. New York: Princeton Architectural Press, 1997.

FERREIRA, Vergílio. Para Sempre. Lisboa: Bertrand Editora, 1984.

FERREIRA, Vergílio. Espaço do invisível IV. Lisboa: Bertrand Editora, 1995.

HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

KAGAN, Jerome. What is emotion?: history, measures, and meanings. New Haven: London: Yale University Press, 2007.

KEHL, Maria Rita. “O elogio do medo”. In: NOVAES, Adauto (org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: Edições SESC/Editora SENAC, p. 89-10, 2007.

KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur. Paris: Editions du Seuil, 1980.

MENDES, Luís Filipe Castro. A ilha dos mortos. Lisboa: Quetzal, 1991.

MCNALLY, Richard J. “Fear, anxiety, and their disorders”. In: LAZIER, Benjamin; PLAMPER (eds.). Fear across the disciplines. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2012.

O'NEILL, Alexandre. Poesias completas (1951-1983). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

PINA, Manuel António Pina. Poesia Reunida. Lisboa: Assírio & Alvim, 2001.

PRIDEAUX, Sue. Edvard Munch: behind the Scream. London: New Haven: Yale University Press, 2005.

RIBEIRO, Anabela Mota. Paula Rego por Paula Rego. Lisboa: Círculo de Leitores, 2016.

ROBIN, Corey. Fear: the history of a political idea. Oxford: Oxford University Press, 2004.

SARAMAGO, José. "A morte familiar." História Trágico-Marítima, vol. 2. Lisboa: Afrodite, 1972. ciii-cix

SASAKI, Leonardo de Barros. "O temor perene das mãos": Al Berto e a escritura do medo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017. (Tese de Doutorado em Letras)

SASAKI, Leonardo de Barros. “Nas esquinas rápidas da desorientação, no medo, na angústia: ler Para Sempre com Al Berto”. In: GOULART, Rosa Maria [et al.] (eds.). Vergílio Ferreira em Évora: entre o silêncio e a palavra total. Lisboa: Âncora Editora, 2016.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Ed. UNESP, 2005.

VIRILIO, Paul. The administration of fear. Los Angeles: Semiotext(e); MIT Press, 2012.

Publicado

2018-11-28 — Actualizado el 2023-05-16

Versiones

Cómo citar

Sasaki, L. de B. (2023). "Fotogramas do medo" na literatura portuguesa moderna e contemporânea. Letras, (57), 29–48. https://doi.org/10.5902/2176148532725 (Original work published 28 de noviembre de 2018)