Reflexos sonoros da guerra em dois romances de Erico Verissimo: a música em Saga e o Prisioneiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148523556

Palabras clave:

Música e Literatura, Conflitos Bélicos, Humanismo, Erico Verissimo

Resumen

Dois aspectos recorrentes na obra de Erico Verissimo são a presença constante da música e suas preocupações humanistas. O humanismo levou o escritor a escrever alguns romances que tematizam conflitos bélicos importantes do século XX, otadamente, a Guerra Civil Espanhola, presente em Saga, e a Guerra do Vietnã, tematizada em O prisioneiro. Mesmo nesses romances, o escritor não se furta a uma de suas características, que é a presença da música. Este artigo tem por objetivo traçar a presença e escopo da música em tempos de guerra nesses dois romances.

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Biografía del autor/a

Gérson Luís Werlang, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Gérson Luís Werlang possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização [pós-graduação lato sensu] em Educação Musical (Universidade de Passo Fundo - 1998) e mestrado em Música - Guitar Performance - University of Miami (1999). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo, de 1995 a 2015, nas áreas da Música (Licenciatura e Bacharelado) e Letras, como docente do Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes e Letras, com ênfase em Música. É doutor em Letras - Estudos Literários - Universidade Federal de Santa Maria, na área de Literatura Comparada, com tese que compreende as áreas de Música e Letras. Mantém pesquisas nas áreas de criação da canção, composição e em interfaces entre a música erudita e popular, história do rock, contracultura, música e literatura e produção musical. Estuda as possibilidades educacionais da música popular, particularmente o rock, nas escolas. É Pós-Doutor em Letras-Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria, com projeto que envolve as áreas de Música e Letras. Na área de Letras, pesquisa o dialogismo de Mikhail Bakhtin e as conexões polifônicas com a música. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado

2015-12-18

Cómo citar

Werlang, G. L. (2015). Reflexos sonoros da guerra em dois romances de Erico Verissimo: a música em Saga e o Prisioneiro. Letras, (51), p. 219. https://doi.org/10.5902/2176148523556