Reflexos sonoros da guerra em dois romances de Erico Verissimo: a música em Saga e o Prisioneiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148523556

Mots-clés :

Música e Literatura, Conflitos Bélicos, Humanismo, Erico Verissimo

Résumé

Dois aspectos recorrentes na obra de Erico Verissimo são a presença constante da música e suas preocupações humanistas. O humanismo levou o escritor a escrever alguns romances que tematizam conflitos bélicos importantes do século XX, otadamente, a Guerra Civil Espanhola, presente em Saga, e a Guerra do Vietnã, tematizada em O prisioneiro. Mesmo nesses romances, o escritor não se furta a uma de suas características, que é a presença da música. Este artigo tem por objetivo traçar a presença e escopo da música em tempos de guerra nesses dois romances.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gérson Luís Werlang, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Gérson Luís Werlang possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização [pós-graduação lato sensu] em Educação Musical (Universidade de Passo Fundo - 1998) e mestrado em Música - Guitar Performance - University of Miami (1999). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo, de 1995 a 2015, nas áreas da Música (Licenciatura e Bacharelado) e Letras, como docente do Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Artes e Letras, com ênfase em Música. É doutor em Letras - Estudos Literários - Universidade Federal de Santa Maria, na área de Literatura Comparada, com tese que compreende as áreas de Música e Letras. Mantém pesquisas nas áreas de criação da canção, composição e em interfaces entre a música erudita e popular, história do rock, contracultura, música e literatura e produção musical. Estuda as possibilidades educacionais da música popular, particularmente o rock, nas escolas. É Pós-Doutor em Letras-Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria, com projeto que envolve as áreas de Música e Letras. Na área de Letras, pesquisa o dialogismo de Mikhail Bakhtin e as conexões polifônicas com a música. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria. 

Références

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Traduzido por Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BILLARD, François. No mundo do jazz. Traduzido por Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CHAVES, Flávio Loureiro. Erico Verissimo: o escritor e seu tempo. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

FIELD, John. Ludwig van Beethoven. In: Beethoven, melodic masterpieces. Polydisc 479 200, 1995.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social. 3.ed. Traduzido por A. Costa. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GROVE. Dicionário Grove de música. Editado por Stanley Sadie. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

HOHLFELDT, Antonio. Terra de contrastes. Cadernos de literatura brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Salles, nº 16, 2003.

MARSTON, Nicholas. Sinfonias. In: COOPER, Barry (Org.). Beethoven, um compêndio. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

MUGGIATTI, Roberto. Blues, da lama à fama. São Paulo: 34, 1995.

POTASH, Chris. The Jimi Hendrix Companion: three decades of commentary. New York: Omnibus Press, 1996.

VERISSIMO, Erico. O prisioneiro. 21. ed. São Paulo: Globo, 1997.

VERISSIMO, Erico. Saga. 1. ed. Porto Alegre: Globo, 1940.

VERISSIMO, Erico. Saga. Porto Alegre: Globo, 1953.

WERLANG, Gérson. A música na obra de Erico Verissimo: polifonia, crítica social e humanismo. Passo Fundo: Méritos, 2011.

Téléchargements

Publiée

2015-12-18

Comment citer

Werlang, G. L. (2015). Reflexos sonoros da guerra em dois romances de Erico Verissimo: a música em Saga e o Prisioneiro. Letras, (51), p. 219. https://doi.org/10.5902/2176148523556

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice