MODELIZAÇÃO DIDÁTICA DE GÊNEROS E A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Paula Tatianne Carréra Szundy

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512153

Palavras-chave:

genres, didactic modeling, pre-service education

Resumo

Com  base  na  concepção  de  que  a  construção  de  modelos  didáticos  de gêneros pode se tornar um instrumento significativo na formação pré-serviço do professor ao engajá-lo na reflexão sobre a tríade didática (sujeitos, objeto de ensino e ferramenta), tornando-o um pesquisador da própria prática (CRIStÓVÃo, 2002;  SZUNdY;  CRIStÓVÃo,  2008),  este  artigo  discute  a  construção  do  conhecimento sobre a futura prática pedagógica em um projeto de modelização didática de gêneros desenvolvido na disciplina Prática de Ensino da Língua Inglesa em uma universidade pública do norte do Brasil. Para reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem decorrente do projeto, a análise é realizada com base em duas fontes de dados: uma Sdelaborada por duas professoras em formação em torno do gênero bloge excertos dos relatórios finais escritos pelas professoras após a experiência de aplicação da Sdcom alunos do ensino médio. acomparação entre os dados destas duas fontes indica a relevância da transposição didática de gêneros no processo de formação pré-serviço.

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Szundy, P. T. C. (2010). MODELIZAÇÃO DIDÁTICA DE GÊNEROS E A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Letras, (40), 217–237. https://doi.org/10.5902/2176148512153