A comparison of syntactic patterns of Brazilian Portuguese and English: using comparable corpora of museum texts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148568033

Keywords:

Corpus linguistics, Syntactic features, Textual complexity, Natural language processing, Museum texts

Abstract

The aim of this paper is to analyze two corpora (one in Brazilian Portuguese and another English), from PUCRS’ Science and Technology Museum, to unveil which of these languages could be rendered to be more or less syntactically and rhetorically elaborate. The corpora were processed on Natural Language Processing tools, such as NILC-Metrix, Coh-Metrix 3.0 and AntConc. Results point to the feature regarding the higher number of words before the main verb as the main factor rendering syntactic and rhetoric elaboration and, consequently, more complexity in the Portuguese corpus.

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Author Biographies

Lucas Tcacenco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciado em Letras - Inglês pela ULBRA (2005). Mestre em TESL pela University of Mississippi (2009), com bolsa Fulbright em parceria com o Institute of International Education (IIE), onde ministrou aulas de Português como Língua Adicional. Doutorando junto ao PPG-LETRAS-UFRGS desde agosto de 2018. Possui ampla experiência no ensino de inglês e português como línguas adicionais. Trabalha como tradutor do par português-inglês e inglês-português, em várias áreas do conhecimento, tais como, jurídica, médica, games, websites, textos técnicos oficiais, entre outros. Pesquisa sobre o tema da Acessibilidade Textual e Terminológica com destaque para a comunicação museológica para jovens e adolescentes de Escola Pública.

Sabrina Bonqueves Fadanelli, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português / Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Concluiu em 2011 um Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Birmingham na Inglaterra, reconhecido e validado nacionalmente em 2014 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui experiência na área de Letras e Linguística, tendo trabalhado como professora em países como Itália e Inglaterra. Ingressou em 2013 no programa de doutorado em Teorias Linguísticas do Léxico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, finalizado em Junho de 2017. Atualmente é professora concursada na Universidade de Caxias do Sul, membro permanente do corpo docente do PPG Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul. Atua como coordenadora do Programa de Línguas estrangeiras da UCS e do EducationUSA e Writing Center. Seus interesses de pesquisa envolvem a abordagem lexical, a gramática sistêmico-funcional, o ensino de línguas estrangeiras, e a Linguística de Corpus e a Terminografia Didático Pedagógica como metodologias de auxílio à leitura de textos técnico-científicos em Inglês.

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Published

2022-08-19

How to Cite

Tcacenco, L., & Fadanelli, S. B. (2022). A comparison of syntactic patterns of Brazilian Portuguese and English: using comparable corpora of museum texts. Letras, (62), 5–21. https://doi.org/10.5902/2176148568033