Sem corpo ou sem cabeça, o corpo de La mujer desnuda de Armonía Somers

Autores

  • Brenda Carlos de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Programa de Pós-grduação em Letras da Universidade Federal de Pernammbuco (PPGL/UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537482

Palavras-chave:

Corpo, Literatura uruguaia, Armonía Somers

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a obra La mujer desnuda, de Armonía Somers focando na maneira como a autora uruguaia constrói um recentramento do corpo feminino, que, desviando da norma, toma sua liberdade em busca da realização de seus desejos. A análise se dá na forma como a protagonista se relaciona com esse caminho de autodescoberta e  também como ela e seu corpo são percebidos pelos outros personagens. As interações geradas por um evento fantástico que reinscreve o corpo feminino a partir de uma trama aparentemente simples de encontros entre personagens permitem entrever práticas de violência e de desejos frustrados que figuram como parte da realidade cotidiana das mulheres.

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Biografia do Autor

Brenda Carlos de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Programa de Pós-grduação em Letras da Universidade Federal de Pernammbuco (PPGL/UFPE)

Graduada em Letras Português/Inglês (2004) e Letras
Português/Espanhol (2005). Cursou mestrado (2007) e doutorado (2014), com período
sanduíche na UNAM/México, em Letras/Teoria da Literatura pela Universidade Federal
de Pernambuco. É professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no
Departamento de Letras. Também atua, como permanente especial da área de Teoria da
Literatura, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Recentemente publicou
o livro Traçado de uma história: ficção e realidades nas narrativas hispano-americanas
do século XIX, fruto do sua tese de doutorado.

Referências

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Publicado

2020-05-20 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

Carlos de Andrade, B. (2022). Sem corpo ou sem cabeça, o corpo de La mujer desnuda de Armonía Somers. Letras, (59), 283–304. https://doi.org/10.5902/2176148537482 (Original work published 20º de maio de 2020)