A significação concebida numa abordagem enunciativa: o sentido de “órfão”

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584628

Schlagworte:

Enunciação, Semântica, Rede Enunciativa

Abstract

O presente estudo aborda a significação da palavra ‘órfão’ e sua variante morfológica ‘órfã’. A análise foi realizada de acordo com a Semântica da Enunciação. Trata-se de uma abordagem do funcionamento da linguagem centrada em dois conceitos fundamentais: referencial histórico e pertinência enunciativa. Para isso, concebemos as articulações que o termo ‘órfão” contrai nos grupos nominais, contemplados neste estudo como formações nominais. O conceito de rede enunciativa, do ponto de vista metodológico, foi também importante na análise. Ele produz evidências de adequação da análise frente aos conceitos teóricos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Luciani Dalmaschio, Federal University of São João del-Rei

Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Membro do grupo de pesquisa ENUNCIAR, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisa Semântica da Enunciação: Espaço de enunciação, cena enunciativa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Vice-coordenadora do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Principais áreas de estudo: semântica, sintaxe, enunciação

Luiz Francisco Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos da Enunciação (ENUNCIAR) e do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: relação semântica e sintaxe; enunciação e gramática; ensino do português e história das ideias linguísticas. Orientou 29 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. Publicou cerca de 80 textos, entre artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. É autor dos livros "Os Sentidos do Idioma Nacional" e "Enunciação e Relações Linguísticas". No âmbito da UFMG, foi Diretor da Faculdade de Letras, membro do Conselho Universitário e do Conselho Curador. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Exerceu o cargo de Secretário Executivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e foi membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e do Conselho Editorial da Editora da UNICAMP.

Literaturhinweise

DIAS, Luiz Francisco. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2018.

DIAS, Luiz Francisco. A forma linguística nos estudos enunciativos. In: CASTELO BRANCO, Luiza; CARNEVALE, Ana Maria; COLAÇA, Joyce Palha; DEZERTO, Felipe Barbosa; DIAS, Pereira Juciele; GOMES, Ulisses da Silva; DE LAIA, Fernanda Gonçalves; DE MOURA, Tatiana Freire. Entrenós: da língua, do sujeito, do discurso - vol. 2. Campinas: Pontes Editores, 2022, p. 145-161.

DIAS, Luiz Francisco. Redes Enunciativas. Língua e Instrumentos Linguísticos. Campinas, v. 26, n. 51, p. 155-172, jan./jul.2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671816. Acesso em: 18 jun. 2023.

DIAS, Luiz Francisco; SOUZA, Thalita Nogueira de. A igualdade em paradoxo: uma abordagem enunciativa. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 181-191, 2018.

FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: GEERAERTS, Dirk; DIRVEN, René; TAYLOR, John R. Cognitive Linguistics Research. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.

GUIMARÃES, Eduardo. Enunciação, língua, memória. Revista da ANPOLL. n. 2, p. 27-33, 1996.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2002.

ORLANDI, Eni. Sentido em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio. In: CARROZZA, Guilherme; DOS SANTOS, Miriam; DA SILVA, Telma Domingues (Orgs.). Sujeito, sociedade, sentidos. Campinas: Editora RG, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Sobre a (des-)construção das teorias linguísticas. Línguas e instrumentos linguísticos, Campinas: Pontes, n.2, p. 07-31, jul./dez.1998.

Veröffentlicht

2023-12-20

Zitationsvorschlag

Dalmaschio, L., & Dias, L. F. (2023). A significação concebida numa abordagem enunciativa: o sentido de “órfão”. Letras, 141–154. https://doi.org/10.5902/2176148584628