Pluripolítica: tangenciamentos entre o discurso político e o discurso das mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148531152

Palavras-chave:

Semiolinguística, Ethos, Contrato comunicativo

Resumo

Comunicação e política têm relações muito estreitas, ou melhor, vitais: é pelo discurso que ambas são construídas e legitimadas ao lançarem diferentes olhares sobre temas de interesse social. Nesta investigação, o discurso de um meio de comunicação da “mídia tradicional”, a revista Veja, é analisado na construção discursiva do ethos e da imagem do sujeito político Dilma Rousseff, antes e depois da eleição presidencial de  2014. Como aporte teórico, baseamo-nos nas teoria semiolinguística de análise do discurso, de Patrick Charaudeau, na análise das estratégias discursivas usadas por Veja para abalar a credibilidade e a legitimidade de Dilma Rousseff.

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Biografia do Autor

Gisella Meneguelli, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Doutora em Estudos de Linguagem, mestra em Linguística, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e licenciada em Letras.

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Publicado

2018-04-10

Como Citar

Meneguelli, G. (2018). Pluripolítica: tangenciamentos entre o discurso político e o discurso das mídias. Letras, (56), 209–228. https://doi.org/10.5902/2176148531152