A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LETRAS: ASPECTOS DO OBJETO 197 DE ENSINO EM DISCIPLINAS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autor/innen

  • Gilton Sampaio de Souza
  • Crígina Cibelle Pereira
  • Elvis Alves da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512197

Schlagworte:

Teaching object. Portuguese language. Letters course. Teacher training.

Abstract

Com foco no objeto de ensino das disciplinas da área de língua portuguesa em cursos de Letras-Português,  objetivamos  neste  artigo  investigar  como  se  configura institucionalmente e se caracteriza, pedagógica e teoricamente, a área recoberta pelas disciplinas vinculadas ao ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa, de caráter descritivo, comparativo  e  interpretativo,  utiliza  dados  de  projetos  pedagógicos  e  se  fundamenta em  estudos  de  Antunes  (2003),  Geraldi  (2003),  Rojo  (2000),  entre  outros.  As  disciplinas analisadas revelam aproximações na construção do objeto de ensino de língua portuguesa pordiferentes instituições de ensino superior e vinculações entre as propostas de ensino e as diretrizes nacionais para a área.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2012-06-01

Zitationsvorschlag

Souza, G. S. de, Pereira, C. C., & Costa, E. A. da. (2012). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LETRAS: ASPECTOS DO OBJETO 197 DE ENSINO EM DISCIPLINAS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Letras, (44), 197–211. https://doi.org/10.5902/2176148512197