O pensar de outro modo a formação do Tilsp: o cosmopolita na comunidade e a heterotopia como atitude
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148585199Palavras-chave:
Tradutores e intérpretes de libras e língua portuguesa, Comunidade, Cosmopolita, HeterotopiaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a formação e os modos de condução de vidas de tradutores e intérpretes de Língua de sinais e Língua Portuguesa (Tilsp) a partir de uma discussão sobre a relação desse profissional com a comunidade surda. Para lograr êxito nesta discussão desenvolvemos o conceito cosmopolita a partir da heterotopia como atitude. Usamos como metodologia de caráter qualitativo as entrevistas não-estruturadas e como resultado a análise das relações entre Tilsp e comunidade surda.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Título original: Community: Seeking Safety in an Insecure World.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Tradução: Rosaura Eichenberg. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. Título original: Beyond Learning: democratic education for a human future.
FISS, Dóris. Possibilidades e linhas de fuga: a invenção de escolas outras no dia a dia – Uma entrevista com Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Eventos Pedagógicos, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 994–1003, 2016.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1984. Título original: Histoire de la sexualité 2: l'usage de plaisir.
FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: MOTTA, Manoel de Barros da (Org.). Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Tradução: Salma Tannus Muchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013. Título original: Les corps utopique hétérotopies.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Pedagogia, Democracia e a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
NOGUEIRA, Fernanda Santos; VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. O intérprete educacional: um assunto comunitário? Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 15, n. 32, p. 69-87, 2021. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES.
NOGUEIRA, Fernanda dos Santos. O intérprete educacional cosmopolita: práticas heterotópicas na relação com a comunidade surda. 2018. Dissertação (Mestrado) – Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
PIMENTA, Brígida Mariane. Encontros surdo-surdo(s) como espaço de produção de uma comunidade: a potência do(s) encontro(s)-amizade(s). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
SANTOS, Joaquim Cesar Cunha dos. A formação do tradutor-intérprete de língua brasileira de sinais como intelectual específico: o trabalho de interpretação como prática de cuidado de si. 2016. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução: Marcos Santarrita. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012. Título original: The corrosion of Character.
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. In. CARVALHO, Alexandre Filordi. Revista ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, p. 147-166, 2010. Número temático: Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos. 2010.
VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa. (Per)cursos na formação de professores de surdos capixabas: constituição da educação bilíngue no Estado do Espírito Santo. 2012. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.