Análise das políticas públicas em saúde bilíngue para surdos no município de São Carlos - SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584808

Palavras-chave:

Saúde bilíngue, Libras, Surdos, Interpretação comunitária

Resumo

Este artigo compartilha resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a atuação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em práticas comunitárias, com base na Filosofia da Diferença, em Michel Foucault, com princípios da perspectiva cartográfica de abordagem deleuze-guattarineana. O estudo problematizou a inclusão bilíngue de surdos no campo da saúde, descrevendo as políticas públicas e as práticas de acessibilidade. Realizamos um levantamento das leis que estabelecem os direitos linguísticos da pessoa surda na área da saúde, observando sua aplicação em uma rede municipal do interior do estado de São Paulo, abordando a atuação e os desafios encontrados pelo intérprete de Libras nesse contexto. Os dados foram produzidos por: dispositivos jurídicos e documentos oficiais; dados coletados em entrevistas semiestruturadas e em diário de campo. As análises se deram pela Filosofia da Diferença, pelos Estudos Surdos e pelos Estudos da Tradução e Interpretação de Libras. Os resultados apontam fragilidades nos serviços de saúde, indicando a composição de um Racismo de Estado, voltado às pessoas surdas; a necessidade de formação de intérpretes e dos profissionais dessa área acerca das especificidades da Interpretação Comunitária (IC); e, por fim, indicamos a necessidade de constituição de polos de saúde bilíngues em Libras para as pessoas surdas.

 

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Biografia do Autor

Sueli Fioramonte Trevisan, Universidade Federal do Cariri

Docente da licenciatura em Letras/Libras, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenadora do Renafor Cariri: Formação em práticas educativas para a educação bilíngue de surdos. Mestra em Educação Especial, no Programa de Pós-Graduação em Ed Esp da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação Letras/Libras, Uniasselvi (2023; em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos (2019) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Como acadêmica e profissional, vem atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue de surdos, pesquisa em saúde e Libras.

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

 Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsiUFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Membro da Comissão Editorial da Revista de Educação Especial (UFSM) - Editora de Seção. Coordenadora e criadora do programa de pesquisa e extensão #CasaLibras (UFSCar/FAPESP/PROEX). Coordena um Grupo de Estudos em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Membro e pesquisadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE/UNISINOS). Membro avaliadora Ah hoc de projetos de pesquisas submetidos à FAPESP e de Iniciação Científica, submetidos à Editais CAPES pela UFSCar. Possui experiência docente na área da educação bilíngue de surdos (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental); na formação na área social da surdez; na formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais; na formação para educadores bilíngues de surdos e professores de Libras. Possui experiências como tradutora e intérprete de língua brasileira de sinais em diferentes áreas, com maior ênfase na interpretação em contextos de ensino. Áreas de interesse de estudos e pesquisas: Filosofias da diferença; Educação de surdos e educação inclusiva; Intérprete de língua de sinais em contexto de ensino; Educação bilíngue de surdos; Relações de saber e poder no contexto educacional; Educação e diferenças; Práticas pedagógicas; Letramento visual e Pedagogia surda.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Trevisan, S. F., & Martins, V. R. de O. (2025). Análise das políticas públicas em saúde bilíngue para surdos no município de São Carlos - SP. Letras, (68), e84808. https://doi.org/10.5902/2176148584808