A significação concebida numa abordagem enunciativa: o sentido de “órfão”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148584628

Palavras-chave:

Enunciação, Semântica, Rede Enunciativa

Resumo

O presente estudo aborda a significação da palavra ‘órfão’ e sua variante morfológica ‘órfã’. A análise foi realizada de acordo com a Semântica da Enunciação. Trata-se de uma abordagem do funcionamento da linguagem centrada em dois conceitos fundamentais: referencial histórico e pertinência enunciativa. Para isso, concebemos as articulações que o termo ‘órfão” contrai nos grupos nominais, contemplados neste estudo como formações nominais. O conceito de rede enunciativa, do ponto de vista metodológico, foi também importante na análise. Ele produz evidências de adequação da análise frente aos conceitos teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciani Dalmaschio, Federal University of São João del-Rei

Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Membro do grupo de pesquisa ENUNCIAR, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de pesquisa Semântica da Enunciação: Espaço de enunciação, cena enunciativa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Vice-coordenadora do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Principais áreas de estudo: semântica, sintaxe, enunciação

Luiz Francisco Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos da Enunciação (ENUNCIAR) e do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: relação semântica e sintaxe; enunciação e gramática; ensino do português e história das ideias linguísticas. Orientou 29 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. Publicou cerca de 80 textos, entre artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. É autor dos livros "Os Sentidos do Idioma Nacional" e "Enunciação e Relações Linguísticas". No âmbito da UFMG, foi Diretor da Faculdade de Letras, membro do Conselho Universitário e do Conselho Curador. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Exerceu o cargo de Secretário Executivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e foi membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e do Conselho Editorial da Editora da UNICAMP.

Referências

DIAS, Luiz Francisco. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2018.

DIAS, Luiz Francisco. A forma linguística nos estudos enunciativos. In: CASTELO BRANCO, Luiza; CARNEVALE, Ana Maria; COLAÇA, Joyce Palha; DEZERTO, Felipe Barbosa; DIAS, Pereira Juciele; GOMES, Ulisses da Silva; DE LAIA, Fernanda Gonçalves; DE MOURA, Tatiana Freire. Entrenós: da língua, do sujeito, do discurso - vol. 2. Campinas: Pontes Editores, 2022, p. 145-161.

DIAS, Luiz Francisco. Redes Enunciativas. Língua e Instrumentos Linguísticos. Campinas, v. 26, n. 51, p. 155-172, jan./jul.2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671816. Acesso em: 18 jun. 2023.

DIAS, Luiz Francisco; SOUZA, Thalita Nogueira de. A igualdade em paradoxo: uma abordagem enunciativa. Letrônica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 181-191, 2018.

FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: GEERAERTS, Dirk; DIRVEN, René; TAYLOR, John R. Cognitive Linguistics Research. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.

GUIMARÃES, Eduardo. Enunciação, língua, memória. Revista da ANPOLL. n. 2, p. 27-33, 1996.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes Editores, 2002.

ORLANDI, Eni. Sentido em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio. In: CARROZZA, Guilherme; DOS SANTOS, Miriam; DA SILVA, Telma Domingues (Orgs.). Sujeito, sociedade, sentidos. Campinas: Editora RG, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Sobre a (des-)construção das teorias linguísticas. Línguas e instrumentos linguísticos, Campinas: Pontes, n.2, p. 07-31, jul./dez.1998.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Dalmaschio, L., & Dias, L. F. (2023). A significação concebida numa abordagem enunciativa: o sentido de “órfão”. Letras, 141–154. https://doi.org/10.5902/2176148584628