Sobre as ameaças à igualdade social: uma análise glotopolítica das representações da opinião pública brasileira acerca da reinserção da língua espanhola no currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148573505

Palavras-chave:

Língua espanhola, Representações linguísticas, Glotopolítica, Opinião pública, Igualdade social

Resumo

Em 2017, no Brasil, estava em processo uma reforma curricular que culminou na elaboração de um núcleo disciplinar comum para a Educação Básica e teve como efeito a destituição da lei que dava cabida à oferta de língua espanhola nas escolas. À luz da glotopolítica, analisamos discursivamente comentários em resposta às propostas de três parlamentares para a reinserção dessa língua no currículo, buscando desvelar as representações linguísticas que os sustentam. Nosso corpus nos permitiu compreender que a língua espanhola se projeta como propulsora de uma abertura para a igualdade social, um risco que determinado setor da sociedade brasileira não quer correr.

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Biografia do Autor

Glenda Heller Cáceres, Federal University of Paraná

Doutora em Linguística Aplicada (2017, UNISINOS - BR), professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná. Nesta mesma universidade, é coordenadora da área de espanhol no Centro de Línguas e Interculturalidade e representante do Núcleo PELSE-AUGM. Membro do grupo de pesquisa CNPq “Lenguatge: políticas linguísticas, materiais didáticos e formação de professores de línguas adicionais e/ou estrangeiras”.

João Vitor Nunes Machado, Universidade Federal do Paraná

Aluno de graduação do Curso de Letras - Português.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Cáceres, G. H., & Machado, J. V. N. (2023). Sobre as ameaças à igualdade social: uma análise glotopolítica das representações da opinião pública brasileira acerca da reinserção da língua espanhola no currículo escolar. Letras, 1(66), 51–64. https://doi.org/10.5902/2176148573505