Aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias: criando propiciamentos para o desenvolvimento da língua Inglesa em encontros interculturais digitais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148570774Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias, Encontros interculturais, Propiciamentos, Complexidade, Inglês como segunda línguaResumo
Este estudo investiga os propiciamentos fornecidos pela Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada por tecnologias (ABT) para o desenvolvimento da língua Inglesa como segunda língua em uma sala de aula online com estudantes multinacionais no contexto universitário norte-americano. A partir de uma perspectiva complexa, analisamos se o ABT mediada por tecnologias ajuda a construir confiança entre os alunos, melhorando a consciência intercultural e simbólica. Usamos uma metodologia netnográfica, a qual adapta a etnografia para incluir a influência da internet em ambientes mediados por tecnologias. Os resultados sugerem que a ABT mediada por tecnologias oferece condições para encontros interculturais. O ciclo da tarefa permite que emerjam oportunidades para que os alunos construam confiança enquanto se envolvem em práticas de desenvolvimento linguístico.
Downloads
Referências
BARON, N. S. See you online: gender issues in college students use of instant messaging. Journal of Language and Social Psychology, n. 23(4), p. 397–423, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/0261927X04269585
BRASIL Edital MEC nº 29/2017. Chamada pública para recredenciamento de universidades federais para atuação como núcleo de línguas (NUCLI-ISF) No Âmbito Do Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF). 2017. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/images/2017/Edital_29_2017.pdf>. Acesso em: 31 março de 2021.
BYRAM, M. S. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.
BYRAM, M.S. NICHOLS, A. STEVENS, D. Developing Intercultural Competence in Practice. Clevedon: Multilingual Matters, 2001. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853595356
CANALE, M. From Communicative competence to communicative language pedagogy. In: Richard, J & Schmidt, R (org.) Language and Communication. London: Longman, 1993, p. 2-14.
CANALE, M. & SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, n. 1(1), p. 1-47, 1980. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/1.1.1
CHUN, D., SMITH, B., & KERN, R. Technology in Language Use, Language Teaching, and Language Learning. Modern Language Journal, n. 100(1), p. 64–80, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/modl.12302
DE BOT, K., & LARSEN-FREEMAN, D. Researching SLD from a DST perspective. In: M. Verspoor, K. de Bot, & W. Lowie (Eds.), A Dynamic Approach to Second Language Development. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011, p. 5–23. DOI: https://doi.org/10.1075/lllt.29.01deb
ELLIS, R.; SKEHAN, P.; LI, S.; SHINTANI, S.; LAMBERT, G.Task-Based Language Teaching Theory and Practice. Cambridge. Cambridge Applied Linguistics, 2019. DOI: https://doi.org/10.1017/9781108643689
GLEICK, J. Chaos. Making a new Science. Penguin Books, 1987.
GONZÁLEZ-LLORET, M., & Ortega, L. Towards technology-mediated TBLT: An introduction. In: Technology-mediated TBLT Researching Technology and Tasks. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2014, p. 23-50. DOI: https://doi.org/10.1075/tblt.6.02gon
GONZÁLEZ-LLORET, M. Technology and Task-Based Language Teaching In: THORNE, S; MAY, S. (Ed.). Language, Education and Technology. Auckland: Springer International Publishing, 2017, p. 193–205. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-02237-6_16
FEIJÓ-QUADRADO, C. G.; VETROMILLE-CASTRO, R. Formação Inicial de professores de língua(gem): análise de projeto pedagógico e articulação com as dificuldades emergentes da pandemia de Covid-19. Revista Antares: Letras e Humanidades, V. 14, p.104-136, 2022. DOI: https://doi.org/10.18226/19844921.v14.n32.05
KENNING, M. M. ICT and Language Learning: From Print to the Mobile Phone. New York: Palgrave Macmillan, 2007. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230591325
KOZINETS, R. Netnography: Doing Ethnography Research Online. Sage Publications, 2010.
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.
KRAMSCH, C. From communicative competence to symbolic competence. Modern Language Journal, n. 80(2), p. 249-25, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2006.00395_3.x
KRAMSCH, C. The symbolic dimensions of the intercultural. Language Teaching, n. 44, p. 354-367, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444810000431
KRAMSCH, C. Language as symbolic power. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
LARSEN-FREEMAN, D. CHAOS/Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, n. 18(2), p.141–165, 1997. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141
LOPES Jr., J. Task based learning: a complex perspective. Revista Desempenho, n. 23, 2015.
LOPES Jr., J. A complex approach to technology-mediated task-based learning. Revista Entrepalavras, n. 11(3), p.148-169, 2021.
VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: Nara Hiroko Takaki; Walkyria Monte Mór. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. 1ed. Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 195-220.
WILLIS, J. A Framework for task-based learning. Harlow: Longman, 1996.
ZIEGLER, N. Taking Technology to Task: Technology-Mediated TBLT, Performance, and Production. Annual Review of Applied Linguistics, n. 36, p.136–163, 2016a. DOI: https://doi.org/10.1017/S0267190516000039
ZIEGLER, N. Synchronous computer-mediated communication and interaction: A meta-analysis. Studies in Second Language Acquisition, v.38, n.3, p.553-586, 2016b. DOI: https://doi.org/10.1017/S027226311500025X
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-10 (3)
- 2023-01-09 (2)
- 2022-12-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


