Outra Marília
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148569218Palavras-chave:
Correia Garção, Arcadismo, Lírica, Retrato, TópicaResumo
Neste ensaio, discute-se o modo como Marília é representada nos poemas líricos de Pedro Joaquim Antônio Correia Garção e nas liras de Tomás Antônio Gonzaga. Essa personagem nos convida a repensar as múltiplas acepções de seu nome, em diálogo com a poesia antiga, e reforça a hipótese de que a obra de Correia Garção demanda estudos de maior fôlego e precisão, evitando-se leituras anacrônicas.
Downloads
Referências
ACHCAR, F. Lírica e Lugar-Comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Edusp, 1994.
BANDEIRA, M. Apresentação da Poesia Brasileira: seguida de uma antologia. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
BOCAGE M. M. B. du. Obras Poéticas. Vol. III. Porto: Imprensa Portuguesa, 1875 [PDF].
CAMÕES, L. de. Obra Completa. 5ª reimp. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
CAMPOS, G. Pequeno Dicionário de Arte Poética. São Paulo: Cultrix, 1978.
CAPELÃO, A. Tratado do Amor Cortês. Trad. Ivone C. B. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CHAUVIN, J. P. Camões, Retratista. Revista Letras, Santa Maria, Especial, n. 1, p. 13-31, 2019.
CIDADE, H. Lições de Cultura e Literatura Portuguesas, 2º vol. 6ª ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1975.
CORREIA GARÇÃO. Obras Completas: poesia lírica e satírica, vol. 1. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1957 (Editado por Antônio José Saraiva).
COSTA, C. M. da. Obras. In: A Poesia dos Inconfidentes. Rio de Janeiro: 1996, p. 47-305.
GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu. In: A Poesia dos Inconfidentes. Rio de Janeiro: 1996, p. 572-708.
HANSEN, J. A. As liras de Gonzaga: entre retórica e valor de troca. Revista Via Atlântica, n. 1, São Paulo, 1997a, pp. 40-53.
HESÍODO. O Trabalho e os Dias. Trad. Luiz Otávio Mantovaneli. São Paulo: Odysseus, 2011.
JAZENTE, A. de. Poesias. Lisboa: Editorial Comunicação, 1983 (Organizado por Miguel Tamen).
LAPA, M. R. Pedro Antônio Correia Garção. In: LAPA, M. R. Poetas do Século XVIII. Lisboa: Seara Nova, 1967, p. 2.
MÁRQUEZ, M. A. Retórica y Retrato Poético. Huelva: Universidad de Huelva, 2001.
NEPOMUCENO, L. A. A musa desnuda e o poeta tímido: o petrarquismo na arcádia brasileira. São Paulo: Annablume; Patos de Minas: Unipam, 2002.
OLIVEIRA, M. B. de. Música do Parnaso. Cotia: Ateliê, 2005 (edição de Ivan Teixeira).
PÉCORA, A. Máquina de Gêneros. São Paulo: Edusp, 2001.
PEIXOTO, A. Poesias. In: A Poesia dos Inconfidentes. Rio de Janeiro: 1996, p. 957-988.
PETRARCA, F. Cancioneiro. Trad. José C. P. Cotia: Ateliê; Campinas: Editora Unicamp, 2014.
QUITA, D. dos R. Obras Poéticas, Tomo I. Lisboa: Oficina de Miguel Manescal da Costa, 1766 [PDF].
SARAIVA, A. J. Introdução. In: CORREIA GARÇÃO. Obras Completas. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1957, p. VII-LXII.
SERNA, J. A. R. de la. Arcádia: tradição e mudança. São Paulo: Edusp, 1995.
STRECKER-GOMES, H. Figura de Marília: aspectos da poética de Tomás Antônio Gonzaga. Orientador: Jean Pierre Chauvin. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH/USP, 2020.
TEÓCRITO. Idílios. In: NOGUEIRA, É. Verdade, Contenda e Poesia nos Idílios de Teócrito. São Paulo: Humanitas, 2012.
VIRGÍLIO. Bucólicas. Trad. Odorico Mendes. Cotia: Ateliê; Campinas: Editora da Unicamp, 2008.
WILLIAMS, R. Bucólico e antibucólico. In: WILLIAMS, R. O Campo e a Cidade: na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29-64.
ZUCCARO, L. O discurso evidente: Um estudo da descrição na obra impressa de Manuel Botelho de Oliveira. Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa. Orientadora: Adma Fadul Muhana. São Paulo: FFLCH/USP, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.