"Angústia de Fausto" (2004), de Paula Mastroberti, e a revisitação ao cânone
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148567794Palavras-chave:
Cânone, Narrativa contemporânea juvenil, Formação do leitor, Paula MastrobertiResumo
Este estudo aborda a obra Angústia de Fausto (2004), de Paula Mastroberti, a partir da intertextualidade que realiza com a obra Fausto, de Goethe. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, objetiva-se na análise verificar como a narrativa se apropria de alguns temas presentes na obra canônica, revisitados no contexto contemporâneo, e que podem aproximar o jovem leitor do clássico alemão. Os recursos utilizados pela autora para a composição da narrativa são analisados com vistas a destacar a potencialidade do uso da obra em espaço escolar, destacando-se a presença de recursos visuais e o foco narrativo, além de outros elementos. Como resultado, verifica-se que a obra analisada, além de estimular o leitor a perceber os intertextos com o clássico alemão, também o estimula a interagir com a linguagem não-verbal presente na obra, construindo os sentidos através de uma leitura multimodal e intertextual.
Downloads
Referências
BRAGA, C. M. Melodrama: as estratégias trágicas da emoção na modernidade. In: GOMES, A. L.; MACIEL, D. A. V. (Orgs.) Dramaturgia e teatro: intersecções. Maceió, AL: Edufal, 2008.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
FRANCO JUNIOR, A. Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (orgs.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3a ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 33-58.
GOETHE, J. W. Fausto. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc., 1948.
JOUVE, V.; REZENDE, N. L. de. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A. LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Org). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013. p. 53-65.
KOCH, V. Intertextualidade e Polifonia: um só fenômeno? São Paulo: DELTA, vol. 7, n. 2, 1991.
KLAUCK, A. P. Angústia de Fausto, de Paula Mastroberti: as transformações do mito de Fausto da Idade Média à contemporaneidade. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 15, n. 29, 2013.
MASTROBERTI, P. Angústia de Fausto. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. 135 p.
MORAES, G. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 46, p. 231– 253, dez. 2015.
ONAKA, N.; THIÉL, J. Capa no livro literário: proteção, adorno, ilustração ou complemento da leitura? [s.l.], 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17140_9882.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.
PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. Por que ler os clássicos? In: PAGOTTO-EUZEBIO, M. S.; ALMEIDA, R. Nós, os antigos: XI Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. São Paulo: Képos, 2014, p. 65-74;
PEREIRA, V. C. Obras Clássicas e Contemporâneas na Escola: Como acessá-las, por que lê-las. Terra roxa e outras terras. In: Revista de Estudos Literários. 2016.
ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. (Org). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2013. p. 53-65.
VALENTE, T. A.; OLIVEIRA, V. da S.; RIBEIRO, T. Clássicos problemas para jovens leitores. In: FEBA, B.; SOUZA, R.. Mediações de leitura: espaços e perspectivas na formação docente. Santa Catarina: Ed. Copiart, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.