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“EU ESCREVO ASSIM PORQUE FALO ASSIM”: REFLEXOS DA VARIAÇÃO FONÉTICA NA ESCRITA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Michelli Cristina Galli Instituto Federal do Paraná - IFPR Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luiz Felipe Felisardo Cardoso Universidade Estadual de Londrina - UEL.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538404

Palavras-chave:

Escrita, Variação Fonética, Ensino Fundamental I.

Resumo

Nas séries iniciais da trajetória escolar é comum que as crianças reproduzam na escrita aspectos da oralidade, constituindo um dos maiores desafios do trabalho docente. Nesse sentido, apresentamos no presente artigo os fenômenos da variação fonética mais recorrentes em textos produzidos por 29 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Assis Chateaubriand/PR. Após análise, identificamos que as ocorrências mais produtivas estão relacionadas às normas da modalidade escrita e aos desvios recorrentes no dialeto das crianças.  Tivemos como objetivo a) identificar os principais reflexos da fala na escrita; b) categorizar, segundo critérios estabelecidos por Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (2007), Lemle (2006), Mattos e Silva (2003), os desvios da escrita e c) propor, aos professores, intervenções que subsidiem a prática de escrita de texto em sala de aula.

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Biografia do Autor

Michelli Cristina Galli, Instituto Federal do Paraná - IFPR Universidade Estadual de Londrina - UEL

É professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto Federal do Paraná - IFPR.

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2009).

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017 - 2021).

Luiz Felipe Felisardo Cardoso, Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016).

Mestrando em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017 - 2019).

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Publicado

2020-08-04

Versões

Como Citar

Galli, M. C., & Felisardo Cardoso, L. F. (2020). “EU ESCREVO ASSIM PORQUE FALO ASSIM”: REFLEXOS DA VARIAÇÃO FONÉTICA NA ESCRITA DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Letras, 371–398. https://doi.org/10.5902/2176148538404