Reflexões do agir docente sobre o uso das tecnologias nas práticas de leitura e escrita na formação do futuro professor de língua portuguesa: o desenvolvimento das capacidades de ação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534792

Palavras-chave:

Representações do agir docente, Tecnologias, Professor universitário, Língua portuguesa

Resumo

Este trabalho investiga as reflexões do agir docente que uma professora universitária apresentou sobre o uso das tecnologias nas práticas de leitura e escrita na formação do futuro professor de Língua Portuguesa. Os aportes teórico-metodológicos estão embasados no escopo do Interacionismo Sociodiscursivo, com base nos procedimentos propostos por Bulea-Bronckart et al (2011; 2013) e Bronckart (1999); nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Os resultados indicaram alternância entre as figuras de ação, que se constituem como indicadores de que a professora, na sua posição de actante (e ator, na maioria dos casos), se apropria do discurso sócio profissional que envolve nas suas práticas pedagógicas o uso das tecnologias, a fim de reconfigurá-lo nas construções do seu trabalho representado.

 

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Biografia do Autor

Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como professora Assistente no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. Dedica-se à pesquisas quanto a formação de professores e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e Literatura no curso de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias e mídias digitais, Gêneros digitais e ensino, Formação de professores, Multiculturalismo e Identidade docente. Atualmente é doutoranda em Linguística Aplicada na UNISINOS.

  

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Publicado

2020-02-05 — Atualizado em 2022-07-29

Versões

Como Citar

Martins, A. P. S. (2022). Reflexões do agir docente sobre o uso das tecnologias nas práticas de leitura e escrita na formação do futuro professor de língua portuguesa: o desenvolvimento das capacidades de ação profissional. Letras, (58), 345–368. https://doi.org/10.5902/2176148534792 (Original work published 5º de fevereiro de 2020)