Reflexões do agir docente sobre o uso das tecnologias nas práticas de leitura e escrita na formação do futuro professor de língua portuguesa: o desenvolvimento das capacidades de ação profissional
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148534792Mots-clés :
Representações do agir docente, Tecnologias, Professor universitário, Língua portuguesaRésumé
Este trabalho investiga as reflexões do agir docente que uma professora universitária apresentou sobre o uso das tecnologias nas práticas de leitura e escrita na formação do futuro professor de Língua Portuguesa. Os aportes teórico-metodológicos estão embasados no escopo do Interacionismo Sociodiscursivo, com base nos procedimentos propostos por Bulea-Bronckart et al (2011; 2013) e Bronckart (1999); nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Os resultados indicaram alternância entre as figuras de ação, que se constituem como indicadores de que a professora, na sua posição de actante (e ator, na maioria dos casos), se apropria do discurso sócio profissional que envolve nas suas práticas pedagógicas o uso das tecnologias, a fim de reconfigurá-lo nas construções do seu trabalho representado.
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