Ensino de literatura e leitura como escritura na formação de professores: contribuições do interacionismo socio-discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534783

Palavras-chave:

Educação literária, Formação do leitor, Leitura, Produção de textos

Resumo

Apesar dos avanços no ensino de língua e literatura desde a década de 1980, a literatura continua sendo utilizada em muitas escolas com propósitos distintos da experiência estética por parte do leitor. Com o objetivo de contribuir para a equalização dos propósitos e meios do ensino de literatura na formação de professores, este estudo apresenta um percurso sobre as concepções de leitor e leitura na tradição escolar e destaca a contribuição do Interacionismo Sociodiscursivo para a consideração da leitura como escritura na formação do leitor.

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Biografia do Autor

Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Professora Adjunta Nível D do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Claudio José de Almeida Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)- Linha de Pesquisa: Linguagens, Leitura e Interação e Departamento de Letras - Literatura e Ensino

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Stutz, L., & Mello, C. J. de A. (2019). Ensino de literatura e leitura como escritura na formação de professores: contribuições do interacionismo socio-discursivo. Letras, (58), 323–344. https://doi.org/10.5902/2176148534783