Desenvolvimento da consciência fonológica: uma proposta de trabalho com o gênero trava-língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534667

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Consciência fonológica, Gênero trava-língua

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o trabalho com gêneros textuais e o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita, bem como descreve uma proposta de trabalho com o gênero trava-língua para alunos em fase de alfabetização. Trata-se de pesquisa-ação pautada na perspectiva da relação necessária entre alfabetização e letramento, em que se busca desenvolver as habilidades de leitura e escrita voltadas aos usos sociais da linguagem ao mesmo tempo em que promove a apropriação do sistema de escrita alfabética.

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Biografia do Autor

Clarice Cristina Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Candido Rondon, PR

Doutora em Letras. Docente do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, e do Programa de Pó-Graduação - Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.

Luci Piletti Niedermayer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Docente da rede pública de ensino.

Carmen Teresinha Baumgartner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutora em Letras. Docente do Curso de Graduação em Letras, do Programa de Pó-Graduação em Letras - Linguagem e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Corbari, C. C., Niedermayer, L. P., & Baumgartner, C. T. (2019). Desenvolvimento da consciência fonológica: uma proposta de trabalho com o gênero trava-língua. Letras, (58), 207–228. https://doi.org/10.5902/2176148534667