William Blake: o estudo do processo de criação de um Doppelbegabung

Autores

  • Claudia Regina Rodrigues Calado Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148523579

Palavras-chave:

William Blake, Doppelbegabung, Processo de Criação

Resumo

William Blake era um Doppelbegabung, ou um artista de talentos múltiplos. Ele demonstrava aptidão para artes imagéticas e verbais, e intencionou juntá-las, inextricavelmente, em Songs of Innocence and of Experience. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de tal obra, em que medida textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua. Buscamos observar, através do estudo de seus manuscritos, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, ou se era o contrário. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação.

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Biografia do Autor

Claudia Regina Rodrigues Calado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Possui Graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2012).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino/Aprendizagem de LE, Semiótica, Tradução e Crítica Genética.

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Publicado

2016-08-18

Como Citar

Calado, C. R. R. (2016). William Blake: o estudo do processo de criação de um Doppelbegabung. Letras, (51), p. 35. https://doi.org/10.5902/2176148523579