(Re)Configurações identitárias do professor coordenador de inglês sob a luz da avaliatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520215

Palavras-chave:

Identidade, Avaliação, Professor coordenador de inglês

Resumo

Desenvolvido na área da Linguística Aplicada das Profissões (SARANGI, 2012), este trabalho investiga a construção identitária do professor coordenador de inglês, com base em elementos avaliativos. A arquitetura teórica fundamenta-se no conceito de identidade pelo viés de teorias socioconstrucionistas (BUCHOLTZ; HALL, 2003, 2005) em interface com os pressupostos do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2009, 2012). Os dados da pesquisa foram gerados por meio de entrevista de pesquisa qualitativa e os resultados sugerem que a (re)configuração identitária do professor coordenador, neste contexto, perpassa pelo uso de recursos semânticos avaliativos de afeto, julgamento e apreciação.

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Biografia do Autor

Célia Elisa Alves de Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Mestre e doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Estudos da Linguagem. Atualmente trabalha como professora de língua inglesa na rede particular de ensino.

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Estudos da Linguagem. Professora Assistente do Departamento da Letras da PUC-Rio, atua na linha de pesquisa Discurso, Práticas Cotidianas e Profissionais do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Magalhães, C. E. A. de, & Nóbrega, A. N. A. (2015). (Re)Configurações identitárias do professor coordenador de inglês sob a luz da avaliatividade. Letras, (50), 333–358. https://doi.org/10.5902/2176148520215