Metáforas gramaticais como recurso para empacotamento no texto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520211

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Metáfora Gramatical, Escrita Acadêmica

Resumo

Escrita acadêmica não é uma tarefa fácil a graduandos de qualquer curso, embora convivam com textos dessa natureza ao longo de toda a graduação. Muitos estudos têm se concentrado nas discussões sobre resenhas, abstractse resumos, introduções de teses e dissertações, buscando suas características e modos de construir o significado do texto. No entanto, ainda são escassas as pesquisas que se debruçam sobre a seção de revisão da literatura. Nessa direção, este capítulo, a partir da análise de seções teóricas de diferentes gêneros da área de Letras/Linguística, à luz do conceito de metáfora gramatical (HALLIDAY, 1994; 2004; EGGINS; MARTIN, 1997; TAVERNIERS, 2003; SCHLEPPEGRELL, 2004; RAVELLI, 1988; SARDINHA, 2007), pretende mostrar como se realiza essa escrita e como pode ser viável, por meio de atividades de revisão do texto, propiciar aos alunos o aprendizado de uma escrita mais encapsulada, com maior densidade lexical, característica fundamental para a qualidade do texto científico.

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Biografia do Autor

Maria Otília Guimarães Ninin, Universidade Paulista, São Paulo, SP

Maria Otilia Guimarães Ninin é Doutora e Linguística Aplicada e estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutora pela mesma instituição. Participa do Projeto SAL (Systemic Across Languages), realizando pesquisa sobre escrita acadêmica com foco na Linguística Sistêmico-Funcional.

Norma Lírio de Leão Joseph, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG

Norma Lírio de Leão Joseph é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA). Atua na Graduação no Curso de Letras nas disciplinas de Língua Inglesa e Expressão Escrita I e II em Língua Inglesa e na Pós-Graduação na disciplina de Inglês Instrumental. Mestre em Applied Linguistics pela Northeastern Illinois University em Chicago, U.S.A. e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua nos projetos de pesquisa e extensão, entre eles, destacam-se o projeto Inglês Instrumental em uma Escola de Ensino Médio de Lavras (PIBID) e o grupo de pesquisa em Linguística Sistêmico-Funcional (LSF).

Alda Maria Coimbra Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ

Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2008), é docente no Mestrado Profissional em Educação Básica do Colégio Pedro II e no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Ninin, M. O. G., Joseph, N. L. de L., & Maciel, A. M. C. (2015). Metáforas gramaticais como recurso para empacotamento no texto acadêmico. Letras, (50), 207–230. https://doi.org/10.5902/2176148520211