AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA CONSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DA ESCOLA

Autores

  • Ana Maria Di Renzo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148514442

Palavras-chave:

Language. Linguistic policy. School. Imaginary

Resumo

Neste artigo, objetiva-se refletir sobre Ética e Política das Línguas, a fim de(re)construir a história da escolarização no Ocidente, a partir de uma posição histórico discursiva.Esse percurso faz compreender, pelas condições de produção próprias da história, a formação discursiva e as discursividades que fazem funcionar o imaginário de Escola tal como a concebemos na atualidade. Para tanto, fizemos uma (re)leitura discursiva de arquivos, a fim de dar visibilidade ao saber produzido sobre Escola, Sujeito e Língua que deram forma e identidade a um cidadão, fazendo emergir um contraponto com a historiografia romanceada sobre a Escola como espaço acadêmico.

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Publicado

2014-06-27

Como Citar

Di Renzo, A. M. (2014). AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA CONSTITUIÇÃO IMAGINÁRIA DA ESCOLA. Letras, (48), 325–337. https://doi.org/10.5902/2176148514442

Edição

Seção

Escola, políticas linguísticas e divulgação científica